A Microsoft, em declarações feitas pelo Twitter, negou os relatos de que o recurso de retrocompatibilidade do Xbox One não estaria sendo muito utilizada pelos jogadores. Assim, para contradizer a pesquisa, o diretor de marketing da marca, Mike Nichols revelou que ao menos metade dos donos do console já usou o recurso, somando mais de 508 milhões de horas apenas com os títulos antigos.

Os dados são de dezembro de 2016, porém, que estão sendo usados pela Microsoft novamente, desta vez, em contraste com uma pesquisa divulgada pelo site Ars Technica. Levando em consideração os dados coletados entre setembro de 2016 e fevereiro deste ano, o site afirmou que apenas 1,5% dos jogadores usam a retrocompatibilidade do Xbox One.

Microsoft nega pouco uso de retrocompatibilidade
Microsoft nega pouco uso de retrocompatibilidade

O diretor da marca Xbox, Phil Spencer, disse em resposta a um seguidor que questionou sobre o total de usuários que ainda aproveitam o recurso atualmente, que o uso da retrocompatibilidade continua alta, com alguns jogos antigos aparecendo diariamente entre os títulos mais jogados no One. O executivo disse que "jogos de qualidade duram e valem a pena".

O recurso, que foi anunciado durante E3 de 2015 e lançado após alguns meses, permite que os jogos de Xbox 360 sejam jogados normalmente no Xbox One. A retrocompatibilidade é vista como um dos principais diferenciais do Xbox One em relação ao seu principal rival, o PS4.