Nesta semana, pesquisadores descobriram um novo vírus que pode ter afetado milhares de aparelhos que rodam com o sistema Android. Chamado de Judy, o malware foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança Check Point e, de acordo com eles, já atingiu 36,5 milhões de aparelhos no mundo todo.
O malware foi encontrado escondido em mais de 40 aplicativos na Google Play Store e o objetivo é arrecadação de dinheiro. De acordo com os pesquisadores, ele pode contornar os sistemas de segurança do Google.
O funcionamento do malware inicia quando o usuário baixa um aplicativo da loja do Google e, sem que se perceba, conexões com servidores, que devolvem códigos maliciosos e ainda uma série de endereços controlados pelos servidores são estabelecidos.
"O malware abre as URLs usando o agente de usuário que imita um navegador de PC em uma página da web oculta e recebe o redirecionamento para outro site. Uma vez que o site é aberto, o malware usa o código para localizar e clicar em banners", explica a Check Point. Assim, através dos cliques, o Google acaba pagando ao dono do site pelas visitas que são obtidas de modo ilegal.