Bug no Windows pode travar computador

Micrososft ainda não se manifestou sobre o problema. Expectativa é que ela resolva a questão.

Por | @oficinadanet Windows

Recentemente, foi descoberto que edições mais moderadas do Windows podem conter um bug e que pode causar muitos problemas aos usuários.

A falha que afetava o Windows 95 e 98 fazia com que o computador parasse de funcionar, caso houvesse uma tentativa de acessar um arquivo de nome específico, seja de forma interna ou mesmo externa.

Tela azul no WindowsTela azul no Windows

De acordo com o Ars Technica, a questão era de que o Windows separava alguns nomes para uso especial, o que acabava ocasionado o problema “con”. Ele servia para que o sistema lidasse com consoles físicos como teclado e ainda monitor. Caso o usuário tentasse chegar ai um "c:concon", ou mesmo se um site quisesse logar um arquivo através do caminho "file:///c:/con/con" , o computador acabaria sendo trancado e voltaria ao funcionamento normal somente após um reboot.

A mesma questão acontece no Windows 7 e 8.1, porém, com arquivo nomeado “$MFT”. Conforme ainda o Ars Technica, trata-se de um arquivo especial de metadados utilizados pelos sistemas de arquivos NTFS, sendo que fica escondido para a maior parte dos softwares. Porém, caso o usuário tentar usá-lo terá o computador travado.

Vale mencionar que nem todos os navegadores possuem acesso ao livre ao $MFT, sendo o Internet Explorer uma exceção. Deste modo, um desenvolvedor é capaz de criar uma página que contenha instruções para que uma das suas imagens seja carregada usando o $MFT como diretório, assim, o computador, certamente, seria danificado. Em alguns casos o bug também causa a famosa tela azul da morte.

A Microsoft ainda não se manifestou sobre a questão. O bug afeta ainda o Windows Vista, porém, ele já perdeu o suporte. No entanto, a empresa terá que encontrar uma solução para as outras duas versões do sistema.

Mais sobre: windows bug Microsoft
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo