[Vídeo] Review Xiaomi Redmi Note 4X: Uma boa opção para importar

Análise do smartphone Xiaomi Redmi Note 4x. Um aparelho mediano que é uma boa opção para importação.

Por | @nmuller99 Smartphones

No Brasil temos uma quantidade limitada de smartphones quando comparado com outros países, uma das causas é a dificuldade de uma empresa comercializar seus aparelhos aqui. A burocracia, as altas taxas e exigências torna o nosso mercado restrito a marcas que já estão por aqui.

Vimos a Xiaomi tentar em 2015, muito devido ao diretor de marketing Hugo Barra ser brasileiro. Tentou com todas as forças implantar a marca no país, mas fracassou. E hoje a fabricante mantém um escritório apenas para atender os produtos que foram comercializados no período em que estiveram aqui.

Mas pensando em trazer novas opções para vocês, nossos queridos leitores, fomos em busca de formas de importar os smartphones. Aqui escrevemos um artigo explicando algumas formas que o produto pode vir sem taxa, e também um artigo falando sobre entregas feitas pelos Estados Unidos, como você pode “alugar” um endereço lá e receber os produtos aqui. A importação vai demorar para chegar, sim. É mais arriscado que comprar direto, sim. Mas basta confiar em algumas lojas que já estão a mais tempo no mercado, que eles devolvem o dinheiro em caso de não recebimento dos produtos. Na China: GearBest, AliExpress. Nos EUA: Amazon, BestBuy, Walmart.

E foi assim, importando o produto da GearBest, que conseguimos um exemplar para testar o Xiaomi Redmi Note 4X. Vamos agora passar para os pontos do teste.

Design do aparelho

O telefone tem um visual simplista, sem muitas firulas, limpo. Para quem gosta de algo assim, é uma boa escolha. A face frontal é toda fechada com o vidro que tem os cantos arredondados. A face traseira é revestida de metal, requisito hoje para ser considerado “design premium”, onde a face é toda de vidro e o corpo revestido de metal. Esta combinação tem sido os materiais mais utilizados pelos fabricantes. Até o momento é a melhor combinação, na minha opinião. Torna o smartphone bonito, elegante, resistente e ergonômico.

Ele tem uma boa pegada, apesar das faces arredondadas, os cantos são chapados, o que torna a pegada firme.

Xiaomi Redmi Note 4X pegadaXiaomi Redmi Note 4X pegada

Face frontal: O vidro ocupa a área frontal por completo. Na parte de cima estão o fone para chamadas e a câmera frontal. Já na parte inferior os botões capacitivos, que para meu costume estão invertidos. Botão de voltar ao lado direito. Pelo menos, diferente da ASUS eles são retroiluminados.

Xiaomi Redmi Note 4x - Face frontalXiaomi Redmi Note 4x - Face frontal

Face traseira: Estão posicionados, a câmera, abaixo o Dual LED flash, e o sensor de impressões digitais.

Xiaomi Redmi Note 4x - face traseiraXiaomi Redmi Note 4x - face traseira

Na lateral, uma conta com os botões de volume, e travar. Na outra está a caixa dos cartões SIM, que é híbrida, ou seja, ou usa dois cartões SIM, ou um cartão SIM e um cartão de memória MicroSD.

Xiaomi Redmi Note 4x - Caixa de cartões SIM híbridaXiaomi Redmi Note 4x - Caixa de cartões SIM híbrida

Dimensões:

O aparelho tem as dimensões de 151mm de altura, 76mm de largura e 8,5mm de espessura. Conforme a imagem abaixo.

[Vídeo] Review Xiaomi Redmi Note 4X: Uma boa opção para importarXiaomi Redmi Note 4X - dimensões do aparelho

Veja uma galeria de fotos do aparelho:

Ele tem o design simplista, como pode notar. Mantém o padrão de desenho dos seus concorrentes.

Hardware

O hardware do Xiaomi Redmi Note 4X é o fator que reflete o seu bom custo/benefício. Ele vem equipado com processador Snapdragon 625 com 2,02GHz. GPU Adreno 506, 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. É um aparelho que vem para competir pelo setor intermediário. Durante os nossos testes ele não teve travamentos visíveis.

Veja abaixo as especificações completas do Xiaomi Redmi Note 4X, comparado com o Motorola Moto G5 Plus e o Zenfone 3. 

Marca ASUS Motorola e Lenovo Xiaomi
Processador Qualcomm Snapdragon 625 Qualcomm Snapdragon 625 Qualcomm Snapdragon 625
GPU Adreno 506 Adreno 506 Adreno 506
Câmera Frontal 8 MP 5 MP 5 MP
Câmera Traseira 16 MP 12MP 13 MP
Vídeo 4K - 30 fps 4K - 30 fps Full HD - 30 fps
Memória RAM 4 GB 2 GB 3 GB
Display - Tamanho 5,5" 5,2" 5,5"
Display - Tecnologia IPS IPS IPS
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3, 2.5D Gorilla Glass 3 ARC Screen, 2.5D
Display - Resolução 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080
Armazenamento Interno 64 GB 32 GB 32 GB
Armazenamento Extra 2 TB 256 GB 128 GB
Sistema operacional Android 7.0 Android 7.0 Android 6.0
Bateria 3000 mAh 3000 mAh 4100 mAh
AnTuTu 62521 63932 61711
Peso 155 g 155 g 165 g
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital

Tela

 A tela de 5,5" FULLHD, com 400dpi ocupa 72,3% da face frontal. Ela usa tecnologia IPS, conta com cantos arredondados 2.5D, tela com proteção ARC Screen. Ela tem brilho máximo de 450 nits. As cores são relativamente boas. Nada comparado a telas como LG e principalmente Samsung, mas pelo seu preço está de bom tamanho.

Gráfico de BateriaGráfico de Bateria

Bateria

A bateria é de 4100 mAh, e sério, a otimização que a Xiaomi deu nela é incrível. Usando moderado, três dias certamente. Usando de forma intensa, praticamente mexendo o dia inteiro, com vídeos, jogos e redes sociais, você terá um dia inteiro de bateria CERTAMENTE.

Este foi um aspecto que me surpreendeu ao usar o Redmi Note 4.

Câmera traseira

O conjunto de câmeras é o que deixa a desejar se compararmos com seus concorrentes. A primária tem 13MP, abertura f/2.0, autofoco, detecção facial, panorama. Faz vídeos em FULLHD a 30fps, 720p a 120 fps. Queima bastante pixels a noite.

Comparativo de fotos do Xiaomi Redmi Note 4 com o Zenfone 3 Zoom. Foto pouca luz em modo noturno.Comparativo de fotos do Xiaomi Redmi Note 4 com o Zenfone 3 Zoom. Foto pouca luz em modo noturno.

 

Comparativo de fotos do Xiaomi Redmi Note 4 com o Zenfone 3 Zoom. Foto pouca luz em modo noturno.Comparativo de fotos do Xiaomi Redmi Note 4 com o Zenfone 3 Zoom. Luz moderada, modo automático

 

Câmera frontal

A câmera frontal tem 5MP, com mesma abertura. As selfies dele ficaram relativamente boas. Mas ainda abaixo de seus concorrentes. Se conseguir iluminar bem a sua face, como em dias ensolarados, aí sim terá bons resultados.

Comparativo de fotos do Xiaomi Redmi Note 4 com o Zenfone 3 Zoom. Luz moderada, modo automáticoComparativo de selfie do Xiaomi Redmi Note 4x com o Zenfone 3 Zoom

Galeria de fotos feitas com a câmera do Xiaomi Redmi Note 4x:

A câmera tem poucas opções de modos, e o modo manual é praticamente inexistente.

Comparativo de selfie do Xiaomi Redmi Note 4x com o Zenfone 3 ZoomModos de câmera - Xiaomi Redmi Note 4X

Sensor de impressão digital

O sensor está posicionado no local que eu acho mais adequado. Meu indicador praticamente “habita” a região do smartphone. Porém, ele não é tão eficiente quanto o sensor da ASUS ou da Motorola. As vezes ele atrasa um pouco na leitura do dedo.

Conectividade

A conectividade dele é quase completa, falta apenas NFC, tecnologia que possivelmente será necessária para pagamentos eletrônicos pelo celular. Conta com rádio FM e não tem tv digital. USB é tradicional. Conta com A-GPS/GLONASS/BDS, mas não GPS nativo. O bluetooth tem versão 4.2, redes Wi-Fi a/b/g/n.

Os sensores presentes são: Acelerômetro, E-Compass, Giroscópio, sensor de proximidade, sensor de impressões digitais.

Benchmarks

Modos de câmera - Xiaomi Redmi Note 4XXiaomi Redmi Note 4x - AnTuTuVejamos como o Xiaomi Redmi Note 4X se saiu nos benchmarks.

O relatório dos testes do AnTuTu mostrou que ele atingiu 61.711 pontos. Eles foram classificados em 4 categorias. 3D, UX, CPU e RAM.

No 3D foram somados 12.691 pontos, em duas renderizações de games. O resultado do 3D mostrou que ele é um telefone “mid-level” para jogos.

Em UX, foram testados segurança, processamento de dados, jogos de estratégia, processamento de imagem e desempenho de I/O. No total, somou 23.879 pontos.

E o teste do CPU com cálculos matemáticos, uso comum e uso de multi-núcleo somou 19.752 pontos. Equiparou nos pontos com seus concorrentes acima mencionados.

Já na memória RAM foram 5389 pontos. 

Comparativo com o relatório do AnTuTu do Zenfone 3:

Spec Mi Note 4X Zenfone 3
3D 12.691 12.882
UX 23.879 23.514
CPU 19.752 20.571 
RAM 5.389 5.554 
Total 61.711 62.521

Software

Bem, o software é modificado pela MIUI 8.0, baseado no Android 6.0 Marshmallow. Nela diferente das versões tradicionais do Android, não temos uma lista com todos os apps. Eles ficam direto nas “home pages”. Para quem está habituado com o iOS, é o mesmo formato.

Depois de usar Nokia com Symbian, meu primeiro smartphone touchscreen foi um iPhone, foi uma troca grande quando peguei um Android, dentre uma das novidades estava esta tela de apps e a possibilidade de eu definir uma área de trabalho com meus aplicativos favoritos. Bem, confesso que eu prefiro o formato da MIUI e iOS do que os Androids padrão. Se meus apps favoritos estão na primeira, ou segunda tela, os outros eu posso empacotar nas telas subsequentes e não preciso de um botão atrapalhando a launcher, seria um espaço a mais para os TOP 5 apps.

Alguns exemplos de telas do Xiaomi redmi Note 4XAlguns exemplos de telas do Xiaomi redmi Note 4X

 O software se saiu bem, eu gostei. Ainda não utilizei uma versão com Nougat para analisar melhor, mas no geral foi bom.

VEREDICTO

A câmera é seu ponto fraco, além de ter um resultado bem pior que seus concorrentes, ela tem poucos modos de fotos e o modo manual para mim sequer existe.

Tem um design que eu aprecio bastante, simplista, sem firulas, bonito e elegante. A UI é suave, fácil de manusear e acertaram na organização das coisas. A bateria é outro fator que se sobressai. Já o hardware num todo é equilibrado. Poderia ter mais armazenamento interno, na versão que testamos tem apenas 32GB. A memória de 3GB foi suficiente para não causar travamentos, basta uma organizada nos apps que você vai ter um desempenho satisfatório.

Pontos fortes: Bateria duradoura, design do aparelho, interface boa.

Pontos fracos: Conjunto de câmeras ruim, não comercializado no Brasil.

Se eu compraria? 

É uma opção de se pensar sim. O preço dele está na casa de US$ 165. Levando em conta que tive a maior taxação alfandegária possível, 90% do valor declarado. O aparelho ficou em torno R$ 900,00. Ainda assim, com o preço máximo a se pagar por ele, você terá um bom custo/benefício, que dificilmente vai encontrar em aparelhos com este valor. A grande maioria das taxas, vão ficar em 60% de taxa + ICMS em torno de 18%. (165 + 78% do valor declarado) * 3,20 (preço dólar)  = em torno R$ 940. Lembrando que este será o preço máximo pago pelo telefone. Vi algumas pessoas que importaram ele alegando ter pago em torno de R$ 200 reais de taxa apenas, o que tornaria o valor dele em média R$ 730. 

Por esta combinação de hardware, 3GB + 32GB, com 4100mAh de bateria, e custando menos de 1000 reais? É sim, uma boa opção.

PS: A GearBest mandou um CUPOM de desconto para ser adicionado junto na hora da compra. O valor fica em US$ 155,99. O cupom é: GNote4XS

Se a GearBest é confiável? Bem, eu comprei 3x já com eles. Se paciência não é uma virtude sua, esqueça. Agora se tem condições de esperar entre 30 a 45 dias para receber o produto, vale muito importar por eles.

Deixo aqui o link com parceria do Oficina da Net, se você tiver interesse em comprar, estará ajudando o site a fazer mais reviews como este. ;) 

Notas

  • 0 4 6 8 10
  • Processador
  • Câmera Frontal
  • Câmera Traseira
  • Memória RAM
  • Display - Tecnologia
  • Display - Proteção
  • Display - Resolução
  • Armazenamento Interno
  • Armazenamento Extra
  • Bateria
  • AnTuTu
22° em nosso ranking
Comparar
  • Moto G5 Plus
  • Xiaomi Redmi Note 4X
  • Sony Xperia Z5
COMPARAR

  • Quer receber novidades sobre Reviews de smartphones?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar