Será que em breve veremos drones sobrevoando nossas cabeças sem imaginar de onde possa estar sendo controlado, sim essa possibilidade está bem próxima de acontecer.

A Qualcomm diz que é possível utilizar drones numa distância muito maior sem perder o controle. Realizou um estudo com mais de 1000 vôos com centenas de simulações e chegou à conclusão de que é viável o controle de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) através de uma rede 4G LTE.

O trabalho realizado pela Qualcomm é muito importante na utilização de drones em aplicações comerciais pois está tecnologia permite operar drones além da linha de visão. Os utilizados atualmente possuem infraestrutura de rede móvel para comunicação máxima de 120 metros de altura.

Drones

Num futuro próximo a novidade de utilização de drones com ligação de internet pode trazer benefícios as indústrias de transporte de mercadoria, de livestreaming e de empresas que necessitam de captura de imagens em tempo real, por exemplo.

O estudo foi realizado nos Estados Unidos e algumas melhorias ainda se fazem necessárias no que diz respeito a infraestrutura com intuito de diminuir eventuais interferências causadas pelo aumento de volume na rede, tornando viável a massificação da utilização de drones pela rede móvel.

Em Portugal, há pouco tempo foi realizada a primeira entrega postal através de drone pelas empresas CTT e Connect Robotics que estão trabalhando numa plataforma para unir empresas que realizam entregas e consumidores que aceitam receber suas encomendas através de drones.

A Amazon também já teve a experiência de realizar entregas desta forma. A ideia está sendo colocada em prática e em breve poderemos estar recebendo nossas compras on-line através dos drones.

Gostou da novidade? Deixe seu comentário.