Para todos aqueles que utilizam smartphones Android manipulados com root, a Netflix, maior portal de streaming do mundo, deixará de aparecer na Play Store para estes usuários a partir da versão mais recente.

Netflix anuncia que o app não poderá mais ser utilizado em dispositivos que "não estão certificados pela Google ou que tenham sido alterados".

A decisão veio após alteração nas regras de proteção de conteúdo cuja ferramenta terá o intuito de prevenir cópias piratas dos filmes e séries integrados na plataforma Netflix tornando-se incompatível com smartphones ou tabletes modificados com root, explica um porta-voz do da empresa ao Android Police.

Mas alguns usuários que não gostaram nem um pouco da ideia, já encontraram uma forma de burlar a restrição. A ideia é mascarar o root através de softwares que fornecem este serviço, como o Magisk, muito conhecido pela possibilidade de desbloquear o Android. A mesma medida foi adotada pelos usuários quando Pokemón Go e Super Mario Run vetaram o acesso a aparelhos com root.

Acredita-se que a Netflix pretende através deste bloqueio evitar que aparelhos com root façam download de filmes e séries da plataforma para posteriormente reproduzi-los. Ou, simplesmente para evitar que usuários consigam manter o conteúdo após a retirada do catálogo.

A empresa confirmou ao Android Police que "através da versão 6.0 passaram a confiar no DRM Widevine que é fornecido pelo Google, sendo que muitos dispositivos que não possuem sua certificação ou que foram alterados deixarão de funcionar a partir da versão mais recente do app, portanto, quando realizarem buscas no Play Store não estará disponível para instalação".

Se o bloqueio passa a ser feito através da versão 6.0, a mais recente, caso você tenha a versão anterior do aplicativo ao que tudo indica ele continuará funcionando. Mas o grande problema é que não se pode afirmar até quando, a Netflix pode desligar o suporte as versões antigas do aplicativo a qualquer momento.