A mini nave espacial experimental, não tripulada, da força área norte-americana, depois de mais de dois anos no espaço em uma missão secreta aterrissou com sucesso no centro espacial Kennedy pela quarta vez na segunda - feira (08), sendo que nesta última missão permaneceu 718 dias em órbita do nosso planeta.

 A Boeing iniciou este projeto com o nome secreto X-37B com colaboração direta da Nasa, no ano de 1999. Seu principal objetivo era realizar reparos em satélites em órbita, mas como era secreto teve que ser entregue a Força Área dos Estados Unidos, no ano de 2004.

Não se sabe extamente o que a nave estava fazendo durante todo esse período no espaço, nem se tem informações sobre o custo do projeto, mas segundo comentários na mídia americana o X - 37B esta sendo usado para missões de inteligência.

Voos orbitais de teste vem sendo realizados desde 2010 e mais alguns já estão programados para acontecerem em 2017. As naves espaciais comuns utilizam hidrogênio líquido e reagentes de oxigênio liquido para gerarem eletricidade enquanto que a mais nova e avançada nave espacial reutilizável utiliza energia solar.

A nave é utilizada tanto para testar novas tecnologias como para realizar a entrega de determinados satélites de reconhecimento no espaço, também podendo ser equipada com armas, mas o que segundo o Pentágono está fora de cogitação.

Essa foi a mais longa missão realizada pela nave, cujo tamanho mede 9 metros de comprimento, possui um quarto do tamanho do ônibus espacial já utilizado pela Nasa.