Houve um tempo em que se dizia que a TV aberta não tinha absolutamente nada produtivo para se ver (exceto BBB)* e na internet você tinha domínio sobre o conteúdo que iria assistir. Bom, é uma meia-verdade essa parte da internet e totalmente mentira a parte do BBB. Fato é que nós vimos, com o passar dos anos, crescerem massivamente as produções de material pobre também na internet, tanto que hoje se faz campanha contra as chamadas fakenews, por exemplo. Mesmo assim, você ainda tem a autonomia de escolher de onde vai buscar informações, quando e como o fará.

No Oficina da Net você vê semanalmente sugestões de filmes e séries que entram e saem da Netflix e achei interessante a ideia de indicar também bons canais do Youtube, que é outro exemplo de plataforma que se tornou um tremendo pântano cheio de o que vamos chamar de "crocodilos do conteúdo raso", inundando sua timeline de sugestões com vídeos que não trazem, necessariamente, relevância para sua formação pessoal e até profissional.

Ahh, mas há também MUITA coisa boa, eu garanto. Minha lista de inscrições tem exatamente 86 canais, que comportam os mais variados temas (humor, tech, música e parceiros). Dentre estes, escolhi cinco que acompanho para melhorar meus conhecimentos na produção audiovisual e que também servem como uma inspiração ousada para o que eu quero para minha vida. Se você gosta de qualidade audiovisual e ainda não conhece algum destes canais, certamente vai curtir.

Andre Pilli

Made in Brazil. Encontrei os vídeos do Andre numa campanha para que ele ganhasse uma superpromoção da Rode - marca de microfones e outros produtos de áudio. Praticamente caiu de paraquedas em minha timeline. Depois de ver que ele havia sido o grande vencedor da promo, eu precisava ver o umboxing de todo aquela aparelhagem e, óbvio, sentir uma inveja, afinal, pensava tudo que poderia fazer com o prêmio.

Morando ainda em Nova York, o Pilli me "ganhou" pela qualidade de produção, vídeos irados com edições muito incríveis. Algo que só foi melhorando com a chegada de novas câmeras e drones. Hoje o cara mora no Brasil e trabalha com sua equipe na Pilli Mídia.

Para exemplificar o trabalho do cara, deixo aqui este vídeo que mostra o primeiro voo dele com o novo drone (na época), o Phanton 4 da DJI. Coincidência, praticamente 1 ano atrás.

Cinematography Database

Esse é recente, mas QUE ACHADO! Com pouco mais de 112 mil inscritos, esse canal literalmente disseca tudo de forma técnica, explicando cada item em cena, posição de luzes, coloração, estilo do diretor, absolutamente tudo. No exemplo que escolhi para mostrar o que o Cinematography Database faz, ele disseca o filme La La Land nos mínimos detalhes.

O conteúdo é em inglês (todos daqui para frente são) mas dá para compreender tranquilamente, se você tiver o mínimo de conhecimento na língua.

Ah, além disso, o canal também tem reviews, vlogs e dicas para quem está começando na carreira. Como o nome já diz, trata-se de um arquivo riquíssimo de conteúdo qualificado.

Vídeo incorporado do YouTube

DSLR Guide

Outra referência que encontrei há alguns meses e curti muito é o DSRL Guide. Igualmente muito didático e com conteúdo extremamente interessante, este canal dá dicas para iniciantes e tem vídeos específicos para cada item que constitui a criação e produção de um filme, como Color Grading, áudio, roteiro e outras coisas mais. Abaixo um vídeo muito bom sobre "A Arte da classificação das cores" (The Art of Color Grading).

Vídeo incorporado do YouTube

Peter McKinnon

Encontrei o canal do Peter enquanto procurava por um tutorial de Premiere para sanar uma dúvida e boom, seus vídeos começaram a aparecer constantemente para mim. Um tremendo filmmaker, Peter não só dá dicas para se tornar um produtor melhor, como se tornou uma inspiração para mim.

Seus vídeos quase diários ensinam e ajudam, além de fornecer um deleite com qualidade de imagens e som.

Se liga neste exemplo, com carros esportivos em um cenário bacana:

Vídeo incorporado do YouTube

Casey Neistat

O grande Casey Neistar. Chega a ser um insulto esse cara ter apenas 7 milhões de inscritos. O vloger é, provavelmente, inspiração e referência para todos os outros canais que citei acima. Casey é a representação perfeita de como usar a criatividade para contar seu dia a dia, fazendo de cada vídeo uma obra.

Digamos que a carreira do Casey no Youtube começou antes do Youtube existir. Alguns de seus vídeos viralizaram antes mesmo de existir esta palavra, como no vídeo em que ele denuncia a precariedade da bateria do iPod (que fez com que a Apple, não reconhecidamente, fizesse alterações nas edições posteriores) ou então o protesto sobre as ciclovias de Nova York.

Ps: na minha humilde opinião, se você gostar de um vídeo do Casey, terá conteúdo pra ver nos próximos meses incessantemente, já que além dos vídeos quase diários que o cara sobe, tem toda lista de vídeos dos últimos anos (o que vale MUITO a pena você conferir).

Deixo como sugestão o vídeo "Do What You Can’t" - que fala exatamente sobre você acreditar no sonho, acreditar em você e não ligar para os ‘conselhos’ negativos que as pessoas te dão. Uma boa forma de começar o mês de maio, não é mesmo?

Vídeo incorporado do YouTube

Pois bem, estes são apenas alguns dos canais que acompanho no Youtube, especificamente como referência afim de melhorar cada dia mais como pessoa e como profissional. Se você gostou das dicas, deixe seu comentário eu posso fazer um novo post com 10 canais que mais acompanho no Youtube, independente do tema. Certo?

Um pouco do trabalho que eu desenvolvo junto da equipe do Oficina da Net você confere em nosso canal do Youtube, basta acessar e se inscrever para receber atualizações. Um abraço.