Começou, a partir das 22 horas do dia 26 de abril (quarta-feira) a greve dos funcionários dos Correios por tempo indeterminado. A longa espera pelas contas que vencem no início do mês se repete mais uma vez, então caro consumidor, fique atento para não atrasar os seus pagamentos. Outra preocupação é quanto as encomendas e correspondências enviadas com urgência que não serão entregues no prazo estimado.
O que fazer com encomendas com entrega atrasada pela Greve dos Correios
A recomendação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) quanto ao envio de encomendas e correspondências com urgência durante este período de paralisação seria procurar por serviços de entregas alternativos ou privados.
Neste caso, o Idec propõe ao consumidor ao contratar este serviço, que solicite a empresa um registro por escrito do prazo de entrega, podendo assim reclamar de eventuais prejuízos no caso de haver atrasos. Leia em destaque: Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED.
Para todos os serviços de entregas contatados nos Correios, como por exemplo, Sedex, havendo atrasos, o consumidor poderá solicitar o ressarcimento do valor pago ou abatimento. A solicitação deverá ser feita em um órgão de defesa do consumidor (Procon) ou até mesmo exigir indenização por eventual prejuízo financeiro e moral, no Juizado Especial Cível.
Para aqueles que estão aguardando uma entrega pelos Correios, muita paciência nesta hora. Se você comprou algum produto tecnologia e não vê a hora de chegar, tenha paciência. Sugerimos consultar a situação da entrega de um ou mais objetos registrados postados no Correios através do site http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/.
Em caso, do objeto já ter chegado na sua cidade é possível contatá-los para fazer a retirada da sua encomenda na Agência dos Correios, agilizando o processo.
O que fazer com as contas durante a Greve dos Correios
O Idec orienta a todos que verifiquem as datas em que suas contas vencem, o recomendado ao consumidor é que façam um planejamento de todas que estão por vencer, podendo assim ter um controle maior sobre os pagamentos, evitando multas e juros.
Em caso do seu boleto não ter chegado ainda como prazo de vencimento estourando, entre em contato com o Serviço de Atendimento do Consumidor (SAC) da empresa, solicitando outra opção de pagamento, como:
- Segunda via do boleto por e-mail;
- Conta bancária para depósito;
- Código de barras para pagamento em caixas eletrônicos ou via site bancário.
Em caso de não haver negociação por parte da empresa com o consumidor, impossibilitando outro meio de pagamento, não poderão ser cobrados juros e multas.
Aconselhamos ao máximo que use meios de pagamento online, como débito em conta, boletos por email e até cartão de crédito. São facilitadores e agilizam o processo em caso de greves e atrasos. Os correios são campeões em fazer greve, não dependa deles para deixar suas contas em dia.
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