Malware desenvolve rede zumbi que afeta dispositivos inteligentes

Pesquisadores descobriram que aparelho está afetando Irão, Vietnã e Brasil.

Por Segurança digital Pular para comentários
Malware desenvolve rede zumbi que afeta dispositivos inteligentes

Nesta semana, pesquisadores da Kaspersky descobriram um malware que é capaz de afetar aparelhos inteligentes. Nomeado de Hajime, o malware pode criar uma rede zumbi utilizando aparelhos como eletrodomésticos. De acordo com especialistas, quase 300 mil aparelhos já foram afetados.

Até então, foram encontrados indícios do arquivo malicioso em DVRs, webcams e roteadores, mas ele pode afetar ainda outros aparelhos que tenham acesso à internet. Após serem infectados, os dispositivos passam a fazer parte de uma botnet controlada por outra pessoa sem que o dono saiba.

A Kaspersky revelou que o problema tem afetado o Irã, Vietnã e Brasil. De acordo com a empresa, tais redes geralmente são utilizadas para ataques DDoS e envio spam.

Malware desenvolve rede zumbi que afeta dispositivos inteligentes
Confira a nossa seção de segurança digital e entenda um pouco sobre como os vírus funcionam, como se defender e precaver a ataques.

Ainda não se sabe qual é o real propósito da rede zumbi, que não para de crescer. "A botnet está ficando cada vez maior, mas seu objetivo permanece desconhecido. Não encontramos vestígios de qualquer tipo de ataque ou atividade maliciosa", disse Konstantin Zykov, pesquisador da Kaspersky.

Para se proteger, a empresa orienta que os usuários alterem as senhas e ainda atualizem o firmware dos dispositivos.

Leia também: O 5 melhores antivírus para Mac em 2019. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários