Imenso rio desaparece da face da Terra no Canadá

Rio Slims some em apenas 4 dias no Canadá. Agora estas águas correm em direção sudoeste chegando até ao Oceano Pacífico.

Por | @oficinadanet Ciência

Pela primeira vez pesquisadores conseguem observar um rio inteiro desaparecer dentro de 4 dias. Você deve estar se perguntando como isso ocorreu, esse fenômeno acontece quando o fluxo de um rio é capturado por outro, chama-se captura fluvial.

O rio Slims, o qual era alimentado pelas águas da geleira Kaskawulsh, localizado noroeste do Canadá, foi capturado num período muito curto de tempo, em apenas quatro dias o rio deixou de existir, pesquisadores acreditam que seja permanente está mudança.

Segundo o geocientífico, Dan Shugarda Universidade de Washington Tacoma, diz “que ninguém imaginava que nesta geração já aconteceria um fenômeno destes”, como a captura total deste rio.

Rio Slims seca

O aquecimento global pode ter contribuído para tal fato, sendo o aquecimento da Terra o principal motivo pelo recuo da geleira nos últimos anos, houve um período de derretimento intenso que alterou o fluxo da água, desviando-a para o sul através do Rio Kaskawulsh.

Agora estas águas correm em direção sudoeste chegando até ao Oceano Pacífico.

Segundo Shugar, “as pesquisas com os trabalhos científicos concentram-se em descobrir o aumento do nível do mar, envolvendo geleiras e as mudanças climáticas”, até então não se tinha confirmado alterações climáticas causadas pelo homem, mas com este acontecimento os cientistas dizem que possa ser o primeiro exemplo de muitos que estão por vir.

Seremos surpreendidos com muitos acontecimentos que serão impossíveis de prever com antecedência, nem cientistas conseguirão, o que se sabe é que a evolução da humanidade contribuiu para que essas modificações na natureza estejam acontecendo.

Recomendado
Siga nas redes
Últimas publicações
O QUE LER EM SEGUIDA
Assuntos natureza, aquecimento global e terra
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
Comentários
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

As melhores publicações no
seu e-mail