GTA V está colaborando no aprendizado de carros autônomos

Carros que não necessitam de motoristas já estão sendo testados por várias empresas. Jogos, inclusive, estão sendo usado para aperfeiçoar a tecnologia.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Várias empresas estão investindo tempo e dinheiro na criação de carros capazes de circular sem motoristas. A novidade da vez é que os pesquisadores estão usando o game “Grande Theft Auto V” para ensinar os carros a dirigirem sozinhos.

Como sabemos, os carros já estão sendo testados nas ruas, mesmo assim, para que se tornem realmente seguros a população, muitas horas de treino ainda não suficientes para que os veículos possam realmente circular sozinhos pela rua. Apesar de muitos erros cometidos pelos motoristas, o cérebro humano ainda é muito mais confiável que um computador para reagir a um episódio inesperado.

GTA V está colaborando no aprendizado de carros autônomos“Confiar somente nos dados das estradas não é prático”, diz Davide Bacchete, que lidera a Nio, uma startup com o objetivo de disponibilizar carros elétricos autônomos nos Estados Unidos. “Com a simulação, você pode executar o mesmo cenário infinitas vezes para testar o sistema”.

O uso de games hiper-realistas surgem como uma excelente alternativa de testes, já que podem gerar dados mais próximos do cotidiano dos usuários em comparação a inteligência artificial durantes os testes.

O jogo mais atual da franquia conta com mais de 262 tipos de veículos, além de mil pedestres e animais que surgem de imprevisto. Sem contar com várias condições meteorológicas, sinais de trânsito, pontes, túneis e cruzamentos.

Alain Kornhauser, da equipe de engenharia de veículos autônomos da Universidade de Pinceton, disse que a ruas da cidade fictícia de Los Santos podem substituir os testes em terreno real.

Mais sobre: carrosautonomos GTA veículos
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo