De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de marketing Ipsos, o Google é a marca mais influente entre os brasileiros. Na segunda posição aparece o YouTube, já o terceiro lugar é ocupado pelo Facebook, em seguida a Microsoft e Samsung. A pesquisa foi feita em quase 20 países, e tem como objetivo avaliar as marcas e o seu poder de influência entre os consumidores.

O levantamento foi realizado no Brasil através da web, com a participação de mais de duas mil pessoas. A pesquisa analisa como o público classifica a marca dentro de vários atributos, como se a empresa inspira confiança, se compreende as suas necessidades, entre outras questões.

"A pesquisa aponta que as gigantes da tecnologia lideram o ranking por se destacarem principalmente no driver de Liderança e Inovação, já que para Google e YouTube, que são os primeiros colocados, o peso da dimensão Liderança e Inovação representou 44% da influência. Isto demonstra que, na atual conjuntura, os participantes elegeram marcas de referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de entretenimento. É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil", explica Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing.

Confira a lista das dez empresas mais influentes do Brasil, de acordo com a pesquisa:

  1. Google
  2. YouTube
  3. Facebook
  4. Microsoft
  5. Samsung
  6. Nestle
  7. Netflix
  8. Colgate
  9. Havaianas
  10. Caixa

Confere também a nossa lista com os 20 maiores negócios em TI.