A partir desta quarta-feira (29), São Paulo não contará mais com o sinal analógico de televisão. Além da cidade, outros 38 municípios da região metropolitana terão o sinal totalmente desligado. Com isso, o sinal ficará disponível apenas no formato digital. Vale notar que, para sintonizar os canais de TV abertos é preciso instalar uma antena digital e, caso o aparelho não for digital, também é necessário um conversor.

O Grupo de implantação da TV Digital (Gired) disse ainda ontem (28), que as condições para o desligamento analógico em São Paulo foram atendidas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, 92% dos domicílios da região já estavam aptos a receber o sinal digital da TV aberta.

Antônio Marteletto, presidente da Seja Digital, entidade responsável pela transição da TV aberta analógica para a nova fase, disse que a expectativa é de que em alguns dias o percentual chegue a 100% da população. Marteletto espera ainda que a digitalização em São Paulo impulsione o restante do país.

Confira a lista de municípios que terão as transmissões analógicas de TV desligadas:

Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Conversores

Para quem ainda não adquiriu o conversor digital, famílias de baixa renda poderão receber os kits gratuitos que devem ser entregues em São Paulo e também nos municípios vizinhos.

Os kits, que contam com conversor, antena e cabos, irão continuar sendo distribuídos até 45 dias após o encerramento das transmissões analógicas.

Próxima etapa

Após São Paulo e região, o próximo passo será o desligamento em Goiânia e em mais 28 municípios de Goiás, previsto para acontecer em 31 de maio.

Já em julho, o desligamento irá acontecer na região metropolitana de quatro capitais: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Ainda em julho, o desligamento deverá acontecer nas cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte.