A Apple, conhecida pelos seus belos e eficientes iPhones, ao que tudo indica, não têm enfrentado uma boa fase no que diz respeito a venda de seus conceituados smartphones no Brasil. De acordo coma consultoria Counterpoint, a Apple perdeu mais de 50% dos seus consumidores brasileiros no ano passado.

Com isso, a parcela de mercado da empresa passou de 8,3% em 2015 para 3,8% em 2016. O motivo para tal queda, conforme a consultoria, foi a crise econômica que atingiu o Brasil no ano passado. Deste modo, smartphones de alto valor acabaram sendo substituídos por modelos mais em conta.

Prova disso é que fabricantes que comercializam celulares de menor custo tiveram sua participação de mercado no país aumentar. A IDC afirma que o custo médio com smartphones no Brasil foi de 962,96 no terceiro trimestre de 2016. O iPhone 7, aparelho mais recente da Apple, custava a partir de R$ 3.499.

Empresas que ofereciam smartphones com valor menor conseguiram se elevar no mercado. A Samsung, por exemplo, passou de 40% para 46,7% de 2015 para 2016. A Motorola, por sua vez, se manteve no mesmo patamar, com 13%, a LG teve queda, ficando na terceira posição.

A Alcatel acabou ultrapassando a Apple no Brasil que, em 2016, garantiu parcela de mercado de 5,5%. Em 2015, o índice era de apenas 3,6%.

Confira abaixo o ranking de vendas de smartphones no Brasil em 2016:

  1. lugar: Samsung (46,7%)
  2. lugar: Motorola (12,9%)
  3. lugar: LG (12,4%)
  4. lugar: Alcatel (5,5%)
  5. lugar: Apple (3,8%)
  6. lugar: Outras (18,7%)