Nesta segunda-feira (20), a Qualcomm revelou o lançamento de uma plataforma chamada de Qualcomm 205. Este é o primeiro investimento da companhia no setor de celulares.

A plataforma conta com o SoC 205, bem como uma CPU dual-core de 1,1 GHz, GPU Adreno 304 e suporte para dois chips. Para completar, aceita ainda câmeras de 3 megapixels e gravação de vídeos a 420p e 30 quadros por segundo. A tela pode ser VGA. Além disso, possui suporte a Wi-Fi 802.11n e 802.11ª/b/g, Bluetooth 4.1, GPS e USB 2.0.

Agora, com o investimento da Qualcomm será possível a montagem de aparelhos mais baratos, mas com conexão semelhante a dos topos de linha.

"Downloads mais rápidos e recursos fortes de criptografia podem resultar em novas oportunidades para pequenos negócios e microempreendedores, que podem ganhar novas formas de aceitar e enviar pagamentos, acessar contas bancárias e rastrear despesas", diz a Qualcomm através de nota.

De acordo ainda com a Qualcomm, os celulares de entrada apresentam melhores resultados em termos de duração de bateria, isso "significa necessidade reduzida de carga, um importante fator para indivíduos e negócios que talvez não possam ter acesso a fontes confiáveis de energia o tempo todo".

A plataforma começa a ser disponibilizada a partir desta segunda-feira. A expectativa é que celulares básicos com tais recursos possam surgir no mercado a partir do segundo trimestre do ano.