Já imaginou levar um monitor de 24 polegadas no bolso? Esta é a ideia do Spud, um projetor totalmente dobrável criado pela startup americana Arovia que pesa menos de 1 kilo.

Após um primeiro olhar sobre o produto a gente vê que é mais um daqueles casos de "por que ninguém nunca pensou nisso antes?" A ideia é relativamente simples e: um pequeno projetor imbuído de uma tela, que nada mais é do que uma espécie de papel/plástico.

E é aí que está o segredo da coisa: Essa tela pode ser dobrada até tomar o formato de um livro. Depois é só colocar na bolsa, na mochila ou levar na mão mesmo para onde estiver indo. Por ter uma bateria interna recarregável - que dura até 10 horas - você pode levar seu projetor portátil até para um acampamento, por exemplo, onde nem mesmo exista luz elétrica.

Para fazê-lo funcionar, o próximo passo é ligar o smartphone ou pc no gadget através de cabo HDMI ou bluetooth. Embora o produto se venda como "alta definição" (1280 x 720p), não espere nada como uma imagem 4K no sentido de qualidade, contraste, cores, brilho, etc. mas também, em qual projetor não é assim?

A invenção pode ser encomenda por 399 dólares no site da empresa e está quase saindo do forno. As primeiras unidades começam a ser entregues a partir de junho de 2017 àqueles que acreditaram no potencial da ideia e entregaram mais de 700 mil dólares aos empreendedores através de financiamento coletivo.

O vídeo abaixo é a propaganda utilizada na campanha do Kickstarter.