Desde a última quarta-feira (22), vários usuários do mundo têm relatado problemas com as suas contas no Google. Grande parte das reclamações diz respeito a usuários que foram inesperadamente deslogados de suas contas no Gmail.

Mesmo tendo afetado uma boa parcela dos internautas, ao que tudo indica, a situação não representa qualquer ameaça imediata para a segurança online de quem utiliza o serviço de e-mail.

Os usuários que já sofreram com o problema, receberam uma notificação. O Google já confirmou o problema e deixou uma declaração na sua página de suporte, porém, garante que o acontecimento não teve nenhuma relação com possíveis tentativas de invasão.

"Recebemos relatos de alguns usuários que estão sendo deslogados inesperadamente de suas contas. Estamos investigando, mas não se preocupe: não há nenhuma indicação de que isso esteja conectado a qualquer phishing ou ameaça de segurança às contas.

Tente fazer login novamente em accounts.google.com e, se não lembrar sua senha, use este link para recuperá-la. Se você usar a Verificação em duas etapas, pode haver um atraso na recepção do seu código SMS. Tente novamente ou códigos de backup."


Alguns usuários ficaram assustados com a situação, principalmente após o Google descobrir uma falha crítica no Cloudfare que expõe dados de milhões de sites e que poderia colocar em risco os dados de todos os clientes. Porém, ainda não há uma confirmação sobre a relação entre os dois casos.

Esta falha existia desde 22 de setembro de 2016 e, de acordo a Cloudflare, uma equipe de segurança corrigiu o problema após 47 minutos de ser informada.