A Samsung revelou nesta quinta-feira (23), seu novo chipset de elite, o Exynos 8895. Ele já é considerado o mais novo rival do Snapdragon 835, feito pela Qualcomm. 

O chipset chega com tecnologia de ponta que visa maior desempenho e eficiência. Ainda é possível que a peça venha integrada em uma das versões do Galaxy S8.

A Samsung deu continuidade aos 8 núcleos de processamento no atual Exynos 8895, seguindo o sucesso obtido com o Exynos 8890.

Quanto os clusters, são dois, e cada um abriga 4 núcleos. São 4 núcleos da segunda geração do Samsung Mongoose, em cargo dos processos mais pesados e 4 núcleos do ARM Cortex, o que economiza energia em processos mais simples.


O Exynos 8895 poderá estar presente no Galaxy S8.

Os dois clusters são interconectados pela tecnologia Samsung Coherent Interconnect (SCI), incluindo a arquitetura heterogênea de sistemas, que permite cálculos mais rápidos em categorias de inteligência artificial e também profunda aprendizagem.

A ARM Mali-G71 MP20 chega como a responsável pelos gráficos no Exynos 8895. Ela vem com 20 núcleos de processamento, em que a Samsung sugere um aumento de desempenho de até 60% em relação ao modelo anterior.

A API atualizada permite o uso de recursos avançados, incluindo o filtro MSAA, o Mipmap e o Tessellator. Além disso, a novidade reduz a latência quando a resolução 4K é usada em realidade virtual.