Para quem vai viajar e não quer se perder pelo caminho, o Google Maps é uma "mão na roda". Com ele é possível descobrir as melhores rotas e fazer o percurso até chegar ao destino com tranquilidade. Porém, a ferramenta consome boa parte dos dados móveis do aparelho que estiver conectado à funcionalidade.

A boa notícia é que para quem não quer se perder e deseja economizar, é possível usar o Maps de forma offline. A função está disponível para usuários iOS e Android. Mesmo estando desconectado, os principais recursos continuam funcionando, como o ponto azul que indica a sua localização exata e as indicações de caminho.

Para utilizar é bem simples. Veja neste tutorial como fazer.

1º passo: Abra o Google Maps e se conecte a sua conta Gmail. O indicado é que você faça isso conectado em uma rede Wi-Fi, já que precisará baixar o mapa desejado em seu aparelho.

2º passo: Na barra de busca, procure pela cidade, bairro ou região. Na parte inferior da tela, toque no local pesquisado.

3º passo: No menu que será aberto a seguir, role a tela até o final e toque na opção "Salvar Off-line". Pronto, o mapa será salvo em seu aparelho. Para visualizá-lo é só abrir o Maps e clicar em "Trajeto Salvo".

Agora é só seguir o caminho indicado pelo GPS para chegar até o local desejado. É bem seguro. Meus amigos e eu testamos a funcionalidade offline recentemente para viajar para o litoral. Mesmo sem saber ao certo o caminho por onde ir, não tivemos nenhum imprevisto no trajeto.Vale ressaltar que os mapas baixados têm data de validade. Após esta data eles são apagados de seu aparelho.

Veja também: