Hoje pode ser mais um dia especial para a tecnologia, para quem odeia o trânsito e a demora das viagens e, principalmente, para quem é um entusiasta do Hiperloop. Tudo porque hoje, 27 de janeiro, começam hoje os testes que vão escolher qual o melhor modelo de cápsula para o vindouro meio de transporte.

A competição foi anunciada há 1 ano, em 29 de janeiro de 2016, e, desde então, equipes de engenheiros não filiadas às empresas de Elon Musk e estudantes do mundo todo começaram a criar seu protótipo a ser colocado nos trilhos neste final de semana. Os trilhos em questão foram construídos pela SpaceX na sua sede, em Hawthorne, Califórnia.

As equipes chegaram ao local da competição em domingo, dia 22 de janeiro, e estão desde então realizando testes de reconhecimento da pista e ajustes finais. A competição oficial estender-se-á até domingo, 29 de janeiro, e o projeto vencedor vai continuar o seu desenvolvimento em modo Open Source, ou seja, em "código aberto", quando qualquer um pode baixar os documentos, estudar e, até mesmo, contribuir.

Ainda não temos uma resposta dos vencedores, mas o cenário é bem promissor, já que, uma segunda rodada de competições foi marcada para o meio do ano de 2017 devido à grande quantidade de excelentes projetos recebidos pela comissão julgadora. Este próximo final de semana de competições está aberto tanto a novas equipes, quanto às que competirão nos próximos dias e que desejarão fazer acertos e competir novamente em breve.

Nesta nova ocasião o critério para escolher o vencedor será um só: Velocidade máxima.