Poucos dias depois de anunciar sua saída da Xiaomi - uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo - o brasileiro Hugo Barra já tem um novo lugar para trabalhar. As primeiras informações davam conta apenas que Barra voltaria a atuar no mercado do Vale do Silício, porém, nesta madrugada, Mark Zuckerberg usou a rede social mais acessada do mundo para anunciar - por meio de uma imagem em realidade virtual - que Hugo Barra está se juntando ao Facebook.

A mensagem diz o seguinte: "Estou animado que Hugo Barra esteja se juntando ao Facebook para liderar todos os nossos esforços de realidade virtual, incluindo nossa equipe Oculus. Hugo está na China agora, então aqui estamos juntos em uma imagem de realidade virtual. Parece apropriado.

Conheço Hugo há muito tempo, desde quando ele ajudou a desenvolver o sistema operacional Android, nos últimos anos ele trabalhou na Xiaomi em Pequim trazendo dispositivos inovadores para milhões de pessoas.

Hugo compartilha minha convicção de que a realidade virtual e aumentada será a próxima grande plataforma de computação. Elas nos permitirão experimentar coisas completamente novas e ser mais criativos do que nunca. Hugo vai ajudar a construir esse futuro, e estou ansioso para tê-lo em nossa equipe.".

Hugo Barra já foi um dos principais nomes no desenvolvimento do Android, onde atuou de 2008 até 2013, quando foi tornar-se vice-presidente internacional da Xiaomi e lá foi, talvez, o grande responsável pela chegada da marca no Brasil.

Com o crescimento dos investimentos em Realidade Virtual, é bem provável que vejamos Barra com mais frequência a partir de agora.