Não é de hoje que espertinhos usam da ignorância/displicência das pessoas para tirar vantagem de alguma situação. Com a tecnologia isso ganha proporções ainda maiores. É o caso que vem ocorrendo com um falso app do game Super Mario Run, da Nintendo. O aplicativo NÃO possui versão para Android, mas basta uma pesquisa no loja do Google, a Play Store, para se deparar com dezenas de outros apps intitulados como "Guia para Super Mario Run" ou então com uma alternativa ao game para você jogar.

O Google possui uma série de instruções e controle sobre os apps que vão parar em sua loja justamente para tentar evitar este tipo de fraude. Mesmo assim, os usuários correm atrás de aplicativos fora da loja oficial, aumentando e muito as chances de cair em uma armadilha. E é desta forma que os hackers roubam dados com o falso app chamado SuperMarioRun.apk (apk é a extensão de aplicativos mobile). Ao instalar o falso game, um malware que adquire autorizações dentro de seu smartphone, passa a copiar seus dados quando você acessa um app de banco ou faz pagamentos via celular.

Atenção! App do Super Mario Run para Android é vírus

Como evitar cair?

Poderia enumerar uma série de orientações para evitar cair em tal armadilha. Mas lembro que 80% destas atitudes dependem de você:

  • Não instale aplicativos fora da Play Store;
  • Se o app é pago, pague por ele e não tente encontrar a versão paga de forma gratuita em blogs e sites suspeitos;
  • Pesquise para saber se o recurso oferecido através de um link já não é atualizado automaticamente pelo desenvolvedor;
  • Confirme o desenvolvedor do app que você está baixando;
  • Confirme informações que você recebeu via whatsapp sobre aplicativos e tecnologia;
  • Acesse diariamente ou sempre que necessário aos sites de tecnologia. Em um deles você vai encontrar a confirmação sobre a disponibilidade de games ou atualização de aplicativos!

Sobre Super Mario Run

O game Super Mario Run, desenvolvido pela Nintendo, chegou em setembro unicamente para smartphones que rodam iOS, ou seja, iPhones. A ausência do encanador mais famosos do mundo em smartphones Android - presente na esmagadora maioria dos smartphones atuais - gerou uma grande expectativa por parte dos usuários. No "apagar das luzes" de 2016, mais precisamente no dia 29 de dezembro, o jogo ganhou uma página na Play Store para que os usuários pudessem fazer o pré-registro do game. A situação segue da mesma forma até hoje.

Se você quer se registrar no Super Mario Run, acesse a Google Play. Para mais informações sobre apps e games, clique aqui.