A NASA apresentou um modelo conceitual de casas para Marte. O projeto foi executado por especialistas do "Langley Research Center", da agência espacial, em conjunto com designers e arquitetos. O projeto foi denominado "Mars ice home". A estrutura, conforme o nome já sugere, é feita de gelo.

Conhece os planos de colonização de Marte?

A casa foi pensada para poder abrigar astronautas que visitam o planeta e precisam passar algumas semanas no local. O engenheiro Kevin Vipavetz, que está envolvido no projeto, disse que a equipe avaliou muitas ideias, porém, a casa de gelo parecia a mais sensata considerando as condições.


Casa poderá servir de abrigo para astronautas que precisam passar dias no Planeta Vermelho.

A casa lembra uma grande cápsula, que pode ser inflada e cheia com água que se torna gelo. De acordo com a agência, a técnica protege do calor excessivo no planeta e dos raios de radiação.


O projeto reforça a ideia de habitar Marte. O planeta vem sendo muito discutido para uma possível colonização no futuro.

A pesquisadora Sheila Ann Thibeault disse que tudo foi um grande desafio, principalmente para encontrar um material que pudesse fornecer todas as proteções. Conforme ela, os materiais precisam suportar anos de uso e ainda ser resistente aos raios, bem como partículas carregadas e tempestades de areia.