A Agência Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos ganhou recentemente um novo poder. O Senado aprovou uma mudança na legislação atual que autoriza o órgão a invadir legalmente os computadores de qualquer indivíduo durante uma investigação, incluindo os que estiverem fora do território estadunidense.


FBI ganha poderes para hackear qualquer computador que esteja na mira de uma investigação, mesmo fora dos Estados Unidos. Medida questiona a privacidade global.

O FBI, até então, só podia agir em locais dentro da jurisdição do juiz que expediu o mandato de busca e apreensão. A partir de agora, no entanto, o magistrado poderá ordenar que a agência acesse remotamente qualquer computador que possa colaborar em uma investigação, estando dentro da sua jurisdição ou não. A medida vale também para hackear computadores que estejam em outros países.

A medida já havia sido aprovada no início do ano através de uma votação privada na Suprema Corte, porém, ainda precisava passar pela aprovação do Congresso. Agora, a questão que fica está relacionada ao poderio do FBI no quesito privacidade global, levando em consideração que os Estados Unidos ganharam ainda mais poder para continuar com os seus programas de espionagem.

Vale lembrar que senadores democratas vinham tentando protelar a discussão do assunto, tudo isso para evitar que o presidente eleito, Donald Trump, chegasse ao poder com uma ferramenta com tanta força de vigilância, uma vez que ele declarou que gostaria de ter formas para hackear oponentes políticos.