De acordo com a uma pesquisa realizada pela Gartner, as companhias chinesas estão mostrando um crescimento considerável no mercado de smartphones no mundo todo, sendo que são as únicas que não apresentaram quedas nas vendas no terceiro trimestre de 2016.


Apesar da queda de participação de grandes companhias no mercado de smartphones, empresas chinesas registraram alta considerável.

As duas principais companhias do mercado de celulares, a Apple e a Samsung, tiveram uma redução pesada no período. A Maçã teve a sua fatia reduzida no mercado, caindo de 13% para 11,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior; já a Samsung teve queda de 23,6% para 19,2%, fato que já era esperado devido aos problemas com o seu Galaxy Note 7.

Porém, três companhias obtiveram destaque nas vendas de smartphones. A Oppo registrou o maior crescimento, com salto de 3,4% para 6,7%. A BBK Communication Equipment registrou aumento de 2,9% para 5,3% do terceiro trimestre de 2015 para o de 2016. Por fim, a Huawei registou aumento de 7,7% para 8,7% no mesmo período.

"A China guiou o crescimento no mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2016", afirmou Anshul Gupta, diretor de pesquisa da Gartner. "As vendas de smartphones na China cresceram em 12,4%, e os vendedores que aproveitaram as oportunidades de venda com maior sucesso foram a Oppo e a BBK Communication Equipment. No caso da Oppo, 81% das vendas de smartphone vieram da China, enquanto a BBK relatou 89% das vendas na China."

Ainda preciso levar em consideração que as vendas destas empresas estão limitadas praticamente ao mercado chinês. Os números de vendas fora do país representam menos de 20%.