Nesta quinta-feira (10), a Sony lançou nos Estados Unidos o PlayStation 4 Pro, por US$ 400. O modelo é mais potente que o PS4 convencional, porém, não é considerado o seu sucessor. O Project Scorpion, da Microsoft, que chega no final de 2017, é considerado o grande concorrente do console da Sony.

O PS4 Pro é o primeiro considerado de meia geração, isso significa que ele é uma atualização do primeiro PlayStation 4, que foi lançado em 2013. O Pro é como se fosse a "versão do diretor" do videogame original.

Assim, o PS4 Pro usa a mesma plataforma e sistema do PS4. Por essa razão, todos os jogos que já estão disponíveis, e os que ainda serão lançados a partir de agora serão compatíveis com os dois modelos. O modelo Pro recebeu uma turbinada em suas partes técnicas, o que faz rodar os jogos de PS4 com mais qualidade. Além disso, é possível usar os óculos de realidade virtual PlayStation VR.

Quanto as especificações técnicas, o processador do PS4 Pro continua sendo uma AMD Jaguar de 8 núcleos, porém, a sua velocidade de processamento aumentou de 1,6 GHz para 2,1 GHz. A placa de vídeo ainda é uma AMD Radeon, mas, com o dobro do poder de computação, subindo de 1,84 TFLOPS para 4,2 TFLOPS.

Maior qualidade

O PS4 Pro possui a capacidade de um videogame de mesa por rodar, pela primeira vez, games na resolução 4K, que é quatro vezes maior que o tamanho maia comum da atualidade, o Full HD. Com a mudança, é possível uma maior definição de imagem e nível de detalhes.

Andrew House, CEO mundial da Sony, em uma entrevista ao site Digital Spy, disse que grande parte dos jogos roda em 4K no Pro através de "upscaling", e não de forma nativa. Assim, o PS4 não é capaz de processar jogos em 4K. Ele consegue fazer uma resolução menor, e após "estica" a imagem até chegar o tamanho de 4k. Conforme House, "é uma questão de as pessoas conseguirem ver uma diferença demonstrável na experiência com os games ou não, ao invés de usar um termo para dizer isso". 

No PS4 Pro, alguns jogos espelham o comportamento de seus pares no computador e com isso oferecem opções de configuração, como a mudança de taxa de quadros por segundo.

O modelo chega acompanhado da versão do controle DualShock 4, com feixe colorido de luz aparecendo também no botão sensível ao toque.

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Vale notar que a Sony revelou a chegada do PS4 "Slim" no Brasil. Confira aqui os detalhes.

Abaixo, a lista dos primeiros jogos que ficarão melhores no PS4 Pro:


"Battlefield 1"
"Battlezone"
"Bound"
"Call of Duty: Black Ops III"
"Call of Duty: Infinite Warfare"
"Call of Duty: Modern Warfare Remastered"
"Deus Ex: Mankind Divided"
"Dishonored 2"
"Driveclub VR"
"FIFA 17"
"Firewatch"
"Helldivers"
"Hitman"
"Hustle Kings"
"Infamous First Light"
"Infamous Second Son"
"Knack"
"Mafia III"
"Mantis Burn Racing"
"Terra-Média: Sombras de Mordor"
"NBA 2K17"
"Neon Chrome"
"Paragon"
"PlayStation VR Worlds"
"Ratchet & Clank"
"Rez Infinite"
"Ride 2"
"RIGS Mechanized Combat League"
"Rise of The Tomb Raider"
"Robinson: The Journey"
"Smite"
"Super Stardust Ultra"
"The Elders Scrolls Online: Tamriel Unlimited"
"The Elders Scrolls: Skyrim Special Edition"
"The Last of Us Remasterizado"
"The Last of Us: Left Behind"
"The Playroom VR"
"Thumper"
"Titanfall 2"
"Uncharted 4: A Thief’s End"
"Until Dawn: Rush of Blood"
"Viking Squad"
"Wheels of Aurelia"
"World of Tanks"
"XCOM 2"