Os usuários do WhatsApp precisam ficar atentos aos golpes que surgem no WhatsApp. Uma mensagem contendo um link diz que o usuário irá ganhar duas passagens aéreas em comemoração de um suposto aniversário de 50 anos da companhia aérea TAM.

Para receber a suposta premiação o usuário precisa responder quatro perguntas após clicar em um link que é enviado através de mensagem nas redes sociais e ainda aplicativos de mensagens, principalmente o WhatsApp.

Infelizmente, o que parece uma boa notícia para alguns, pode se transformar, na verdade, em uma bela dor de cabeça aos usuários, já que um malware pode ser instalado no smartphone e com isso, coletar informações pessoais do usuário. Com isso, tais usuários podem ser cadastrados em serviços de mensagens pagas e ainda compartilhar o golpe com os demais usuários que estão entre os contatos do aparelho.

A ameaça, ao menos desatentos, pode ser facilmente detectada. Além de oferecer algo que dificilmente uma empresa ofereceria, como uma passagem aérea, no texto há diversos erros de português. Para completar, não há qualquer indicação de que a TAM, que agora se chama LATAM (após a fusão com a LAN no ano passado), esteja realmente completando 50 anos de existência.

Para completar, o endereço da promoção não possui qualquer ligação com o site verdadeiro da TAM. Mesmo assim, caso você tenha sido uma vítima do golpe, uma das dicas é alertar os seus os seus contatos e cancelar os serviços em que foi cadastrado sem saber.