A NASA identificou novos problemas à saúde para astronautas que viajarem a Marte, por isso, a agência está sendo bastante cautelosa antes de levar pessoas ao Planeta Vermelho. Agora, o objetivo principal é mesmo estudar os efeitos para o corpo de uma viagem espacial de longo prazo.


O sonho de levar o homem a Marte pode ainda demorar um pouco, já que os cientistas precisam avaliar todos os problemas causados na saúde dos astronautas.

A partir de um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, com financiamento da NASA, foi descoberto que uma longa viagem espacial afeta a coluna vertebral dos astronautas. Isso tudo porque ela causa atrofia dos músculos que suportam a coluna, assim sendo, causando muitas dores nas costas e ainda doenças do disco vertebral.

Os resultados foram alcançados após seis tripulantes da NASA serem avaliados antes e depois de ficarem de quatro a sete meses sob o efeito de microgravidade da Estação Espacial Internacional (ISS). Os participantes foram submetidos a exames de ressonância magnética da coluna, antes e após a missão.

Através dos exames foi possível detectar uma redução de 19% na área de seção transversal funcional dos músculos paravertebrais lombares durante o voo. Após dois meses de regresso à Terra, apenas dois terço dos tripulantes conseguiram se recuperar da atrofia muscular. Além disso, os pesquisadores descobriram que os astronautas possuem maior risco de desenvolver uma hérnia de disco após uma viagem espacial de longo período.

Ainda em outro estudo foi descoberto os perigos da radiação no cérebro dos astronautas. Como vimos, a NASA ainda precisa fazer um longo estudo para poder transportar o seu pessoal para Marte sem causar graves danos.