Mais uma vez a Kodak está apostando no mercado de smartphones. Em 2015, a empresa lançou o seu IM5, e agora é a vez do Ektra. O nome faz referência a uma câmera dos anos 1940.


Smartphone da Kodak vem revestido em couro, o que facilita a pegada.

O Ektra, podemos dizer, é uma câmera com funções de smartphone. O aparelho conta, inclusive, com um botão exclusivo para captura de imagens. Quanto ao corpo dele, o smartphone chega revestido em couro, imitando mesmo uma câmera e consequentemente melhorando a pegada.

A lente de 26,5 milímetros, com abertura f/2.0, conta ainda com sensor IMX230 (da Sony) que permite capturas a 21 megapixels e gravação de vídeos em 4K. Além disso, o equipamento chega com estabilizador de imagem.

O smartphone vem equipado ainda com um processador Helio X-20, de dez núcleos. Além disso, ele possui 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos ainda através de cartão microSD.

A tela do Ektra é de 5 polegadas e 1080p de resolução. Já a câmera frontal é de 13 MP e a bateria é de 3.000 mAh. O sistema operacional usado no aparelho é o Android 6.0.

Para completar, o Ektra vem com um pacote de aplicativos exclusivos para fotografia, como o Adobe Lightroom, Snapseed, VSCO e Prisma, bem como o Prints, da própria Kodak. A Bullitt é a responsável pela fabricação do aparelho.

Inicialmente, o aparelho será comercializado apenas na Europa por 499 euros (R$ 1,7 mil). A chegada em outros locais ainda será avaliada.