Conheça o novo Razer Ornata Chroma e veja como ele funciona

O Razer Ornata Chroma é o primeiro teclado da Razer que combina a tecnologia de switches mecânicos com membrana.

Por | @grasiel_grasel Games

A Razer é conhecida como uma das marcas de periféricos gamers mais populares do mundo e, não é difícil perceber o quão forte é o investimento de marketing da empresa, eles patrocinam grandes campeonatos de jogos, equipes de e-sports ou até mesmo streamers de grandes canais como da Twitch ou Azubu. A grande “novidade” do momento é o lançamento do mais novo teclado da marca, o Razer Ornata Chroma, um passo acima do Razer Ornata lançado em setembro deste ano, que agora possui um sistema de iluminação RGB.

O Razer Ornata possui uma tecnologia diferente da maioria dos teclados do mercado, a qual a empresa chama de “Razer Mecha-Membrane”. A mecha-membrane utiliza keycaps acopladas a um pequeno mecanismo que simula um switch de teclados mecânicos, no entanto, a captação do sinal do pressionamento de um botão é feita por um sistema de membranas, odiado pela maioria dos jogadores pelos inúmeros problemas de durabilidade e ghosting.

Embora pareça uma grande novidade para o mercado, outros teclados “gamers” como o Multilaser TC196 já haviam introduzido uma tecnologia semi-mecânica, carinhosamente apelidada por algumas marcas como “híbrida”. O grande problema é que ela tenta acertar no ponto errado, afinal, o ruim dos teclados de membrana não é a falta de um switch, mas sim a tecnologia horrível que ela usa para receber e transmitir informações ao computador, portanto, enquanto ainda existir uma membrana no teclado, existe a enorme possibilidade de ela ser o problema, e não o switch em si.

Conheça o novo Razer Ornata Chroma e veja como ele funciona

A grande vantagem dos switches 100% mecânicos é que a sua comunicação com a PCB (do inglês Printed Circuit Board) acontece diretamente, sendo controlada apenas por uma mola que fica dentro do próprio switch, dessa maneira, a comunicação não depende de uma goma de borracha como nos de membrana, o que aumenta a sua resposta e garante uma vida útil muito maior.

O que nos resta esperar para poder descobrir se este sistema de membrana possui algum tipo de novidade que faça a tecnologia ser tão funcional e útil quanto os switches mecânicos. É importante também descobrirmos se essa “Razer Mecha-Membrane” é uma tecnologia tão exclusiva da marca quanto os "Razer Mechanical Mouse Switches", que na verdade não passam de um OMRON 50M, o novo switch de mouses da OMRON, pintados de verde.

Conheça o novo Razer Ornata Chroma e veja como ele funciona
"Razer Mechanical Mouse Switch" presente no novo Razer DeathAdder Elite

A versão chroma do Razer Ornata ainda vem com um descanso para pulso destacável, ela pode ser acoplada magneticamente ao teclado. Ainda não sabemos qual é o material de fabricação do descanso para pulso, no entanto, esperamos que seja algo diferente da maioria das opções do mercado, que utilizam um plástico frágil com alguma textura estilizada.

Ambas as versões do novo Razer Ornata estarão sendo vendidas no Brasil a partir de novembro, a versão com iluminação padrão custando R$699 e a versão RGB saindo por R$799. Preços um tanto ou quanto elevados se comparados a grandes nomes do mercado como o CM Masterkeys Pro L ou Corsair Strafe RGB, produtos de preços semelhantes e de qualidade garantida. Em breve testaremos a tecnologia Mecha-Membrane e teremos um review do Razer Ornata no Oficina da Net.

Mais sobre: Perifericos, Razer, Razeronata
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Periféricos?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.