Nesta segunda-feira (17), a Samsung começou a produção em grande escala de chips de 10 nanômetros. Através de comunicado divulgado hoje, a companhia informa que é a primeira empresa do setor a fabricar este produto. No próximo ano, a empresa deverá lançar um produto que já vem equipado com o novo chip.


Galaxy S8 deverá ser lançado no próximo ano equipado com chip de 10 nanômetros.

Ainda não há muitas informações sobre a produção, no entanto, o jornal Eletronic Times, da Coreia do Sul, revelou que no início do mês a coreana será a única fabricante terceirizada dos processadores Snapdragon 830, da Qualcomm, que usam a tecnologia de 10 nanômetros.

A novidade da Samsung promete um desempenho 27% melhor e ainda uma redução de 40% no consumo de energia se comparado aos chips de 14 nanômetros. Com isso, um dispositivo deverá ficar mais rápido e com bateria com maior autonomia.

Acredita-se que o nome usado pela fabricante seja Exynos 8895, nome herdado do Exynos 8890, porém, superando as expectativas. A peça deverá estar disponível no Galaxy S8, o novo aparelho da marca, pondo fim ao problemático Galaxy Note 7.

A Qualcomm também deverá trabalhar com a Samsung na produção do Snapdragon 830, também confeccionado em 10 nanômetros. Ambas as peças devem formar as variantes disponíveis Galaxy S8.

"A primeira produção em massa da tecnologia de 10 nanômetros FinFET na indústria demonstra nossa liderança em no processo avançado da tecnologia. Nós continuaremos com os nossos esforços para inovar as tecnologias de escalonamento e oferecer soluções totalmente diferenciadas para nossos consumidores",  diz Jong Shik Yoon, presidente executivo dos negócios da Samsung.