Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Barba Negra, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra os diretos autorais pela internet. Com isso, a PF fechou mais três sites.


Três sites foram bloqueados pela Polícia Federal por oferecerem materiais ilegais. Eles não pagavam direitos autorais e ainda outros tributos.  Na operação, cinco pessoas foram presas.               

A primeira fase da operação ocorreu em novembro do ano passado, e tirou do ar o site Mega Filmes HD. Desta vez, os atingidos foram os sites armagedomfilmes.biz, filmesonlinegratis.net e megafilmeshd20.org. 

De acordo com a Polícia Federal, que está sendo ajudada pela Interpol, as páginas em questão operam de modo ilegal no Brasil, ou seja, disponibilizam conteúdo sem que sejam pagos os direitos autorais e tributos devidos.

Os três sites, juntos, receberam uma média de 768 milhões de visitas anuais. Os sites contam com mais de 11 mil títulos à disposição para streaming, com acessos partindo do Brasil e também de vários países, em especial de Portugal e Japão.

As autoridades expediram 12 mandados de busca e apreensão e ainda 6 mandados de prisão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba  Pernambuco. Cinco pessoas acabaram presas e um homem está foragido.

Agora, os investigados irão responder pela prática de crimes de constituição de organização criminosa, com pena prevista de três a oito anos e multa, e ainda por violação dos direitos autorais, com pena de dois a quatro anos e multa.