Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, de acordo com um artigo escrito por ele e publicado na rede americana CNN nesta terça-feira (11), o envio de pessoas a Marte deverá acontecer por volta de 2030.


Expectativa é que daqui 15 anos sejam enviadas pessoas para Marte. A declaração foi feita pelo presidente dos Estados Unidos através de um artigo.

Para que tudo saia conforme o planejado, nos próximos 15 anos o governo irá trabalhar com empresas privadas com o objetivo de desenvolver estruturas capazes de transportar e ainda abrigar astronautas em missões de longa duração.

"Estabelecemos um objetivo claro vital para o próximo capítulo da história dos Estados Unidos no espaço: enviar seres humanos a Marte por volta de 2030 e trazê-los de volta à Terra com segurança", afirmou. 

Ainda nesta semana, serão convocados alguns dos principais cientistas, engenheiros e estudantes do país para um encontro em Pittsburgh. O objetivo é avalias os meios para progredir nesse campo e encontrar "as próximas fronteiras".

"Se tornarmos nossa liderança no espaço ainda mais forte neste século do que foi no passado, não nos beneficiaremos apenas dos avanços relacionados em energia, medicina, agricultura e inteligência artificial, nos beneficiaremos também de uma melhor compreensão de nosso ambiente e de nós mesmos", disse Obama.

De acordo ainda com Obama, para conseguir chegar até Marte é necessário continuar com a cooperação entre o governo e a iniciativa privada, que já está em andamento. Com isso, em dois anos as companhias privadas poderão enviar os astronautas para a Estação Espacial Internacional.