Você já ouviu falar em cinemagraphs ou "fotos vivas"? A técnica consiste na união, como o próprio nome já indica, entre foto e vídeo. Enquanto um elemento da imagem se move continuamente, o restante da fotografia se mantém estática. O efeito final é bem divertido e tem feito sucesso  nas redes sociais e anúncios, principalmente do mundo da moda.

O recurso é semelhante aos famosos GIFs, com a diferença que nesta técnica é possível ver apenas alguns detalhes da imagem em movimento, que dão à fotografia uma ideia de "foto viva". Veja alguns exemplos.

Bacana né? No geral, costumam ser adotados dois modos para se produzir um cinemagraph. Pode ser capturando uma série de fotografias em sequência ou por meio da gravação de determinada cena em vídeo. Para isso, utiliza-se uma câmera e um tripé. Nos dois casos, após a gravação do material, utiliza-se um programa de edição, como o Photoshop ou Adobe After Effects, para escolher a parte da fotografia que será mantida estática e qual receberá a animação.

Os detalhes que receberão o movimento, vão depender do ponto para que se quer chamar atenção na fotografia. Pode ser um olho piscando, uma mão acenando, o cabelo voando com o vento, uma criança correndo enquanto as pessoas ao seu redor estão paradas. Enfim, é a hora de soltar a imaginação.

Veja também:

E, mesmo quem não conta com equipamentos como câmera e tripé, além de programas de edição, também pode se aventurar no universo dos cinemagraphs. Para isso precisará apenas de um smartphone com câmera e um aplicativo destinado às fotos vivas, como o Picco Camera. Disponível de forma gratuita para Android, ele permite incluir animações as fotografias de forma bem prática. Contudo, a qualidade das imagens é bastante reduzida. Nem se compara às imagens editadas em um programa de edição.

Mas, se a ideia for apenas brincar com as fotografias e compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais, o Picco Camera cumpre bem a missão. O app tem um canal para postar as imagens produzidas direto no Facebook, Instagram ou WhatsApp. Além disso, dentro do próprio aplicativo é possível ver algumas imagens que foram feitas com ele e compartilhar as suas em uma espécie de "linha do tempo". Existe ainda a possibilidade de incluir filtros para embelezar as imagens antes de publicá-las.

Para utilizar é bem simples. É só fazer download do app na Play Store. Para isso, clique aqui.

Em seguida, ao abrir o App, você se deparará com a "linha do tempo", onde é possível visualizar imagens que foram feitas por outras pessoas por meio do aplicativo.

Em "Personal" localizado no canto inferior direito do app é possível visualizar suas próprias fotos. Todas as imagens também serão salvas automaticamente na galeria do smartphone.

Para fazer seu próprio cinemagraph é só clicar no ícone de câmera, localizado no centro da barra inferior do App. A câmera será aberta. Coloque o objeto que você deseja que tenha movimento dentro da área indicada pelo círculo. Após, é só clicar novamente no ícone localizado no centro. Escolha um filtro (se quiser) e salve! Pronto

Estes são alguns exemplos de "fotos vivas" feitas por meio do aplicativo. Como pode-se ver, a qualidade e resolução destas imagens não ficam lá estas coisas, mas é bem divertido. É só soltar a imaginação!