De acordo com uma reportagem da Reuters, o Yahoo teria desenvolvido um programa para a realização de pesquisas em e-mail de seus usuários do provedor. Os pedidos de informações teriam partido do FBI e da Agência de Segurança Nacional.

A empresa americana, então, teria criado um software para pesquisar os e-mails recebidos por usuários da sua plataforma. As informações são da Reuters, divulgadas na terça-feira (4).

O software estava em busca de informações específicas que foram solicitadas por funcionários da Agência de Segurança Nacional e também do FBI, revelaram fontes anônimas. A companhia estava cumprindo o pedido com uma diretriz secreta do governo americano e com isso, teria pesquisado milhões de contas dos usuários.

Conforme a reportagem, ainda não se sabe quais informações foram pesquisadas. A Reuters não conseguiu determinar quais foram os dados repassados, e se houve realmente transferência, bem como se os outros provedores também receberam tal pedido do governo.

De acordo com dois ex-funcionários da empresa, a decisão da presidente-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, de atender ao pedido do governo, teria deixados alguns executivos bastante desconfortáveis e até irritados, causando, inclusive, a demissão do chefe de segurança de informação Alex Stamos, que atualmente trabalha para o Facebook.

O Yahoo, por sua vez, disse apenas que obedece a legislação vigente nos Estados Unidos. Este ano a companhia está passando dificuldades no quesito segurança. Em setembro, por exemplo, a empresa admitiu o vazamento de dados ao menos 500 milhões de usuários em 2014.

Especialistas de segurança afirmaram à Reuters que este seria o primeiro caso de uma empresa de internet americana fornecer informações sobre mensagens. Eles ainda acreditam que a NSA e o FBI possam ter feito o mesmo pedido para outras empresas do setor.

O Google negou ter recebido o pedido e ainda ressaltou que nunca aceitaria tais exigências. A Microsoft não comentou se recebeu a proposta.