Ao que tudo indica, donos de notebooks da Lenovo não poderão mais instalar alguma distribuição do Linux. De acordo com uma publicação no Reddit nesta quarta-feira (21), um dono de Yoga 900, da Lenovo, disse que o seu notebook não aceita a instalação do Linux.


Lenovo pode estar impedindo que usuários instalem outros sistemas operacionais em seus notebooks.

Sem entender o que realmente estava ocorrendo, o usuário acabou se dirigindo à loja onde comprou o aparelho. No local, um representante da Lenovo disse que o notebook fazia parte da linha "Signature Edition", que oferece uma "experiência limpa e sem bloatwares" no Windows 10, e por questões de contrato não estava sendo permitida a instalação de outro sistema operacional.

Um porta-voz da empresa chinesa negou que a empresa esteja impedindo a instalação de outros sistemas operacionais.

"A Lenovo não impede que os usuários instalem outros sistemas operacionais em suas máquinas, mas acredita que os fornecedores desses sistemas têm de liberar os drivers apropriados", disse o porta-voz.

Conforme o redditor, o problema está relacionado à BIOS das máquinas "Signature Edition" da marca, que estão surgindo com uma opção da BIOS bloqueada. Assim sendo, fica impossível alternar entre o modo RAID e AHCI. O usuário relata que o "Signature Edition" de outras fabricantes têm essa opção liberada, o que sugere que ela tenha sido realmente travada pela Lenovo.

Vários usuários comentaram o assunto nos fóruns na Lenovo, já que o assunto repercutiu bastante. Porém, até que se sabe a empresa chinesa estava apagando os comentários sem qualquer explicação.