Nesta terça-feira (13), ocorre a liberação pública do iOS 10. Para quem está ansioso, é bom lembrar que, muito provavelmente, os servidores da Apple nesta tarde poderão passar por instabilidade, devido à grande procura pela atualização, então, para quem puder, o melhor mesmo é aguardar até amanhã.

Se você ainda tem dúvidas de quais aparelhos serão compatíveis com a versão 10, confira a lista e veja se o seu modelo consta nela: iPhone 5, iPhone 5s, iPhone SE, iPhone 5c, iPhone 6/6s/7, iPhone 6/6s/7 Plus, iPad Air (1 e 2), iPad Pro (todos), iPad mini 2, 3, 4 e iPod touch de 6ª geração.

Vale lembrar que o melhor a fazer antes de realizar o download da nova versão é salvar os seus dados, isso mesmo, um backup é fundamental. Tudo pode ser feito através do iCloud ou mesmo do computador. Salvar todos os documentos é muito importante antes de qualquer atualização do sistema, assim, os dados importantes ficam seguros.

Quais as novidades?

O iOS 10 chega repleto de novidades, como a assistente Siri que poderá interagir com aplicativos. Através da assistente será possível, por exemplo, escrever uma mensagem pelo WhatsApp para alguém sem a necessidade de digitar.

A tela inicial também mudou um pouco. A frase clássica "Deslize para desbloquear" sumiu nesta edição.

O iMessage no irá permitir a inclusão de funcionalidades através de módulos que poderão ser baixados na App Store. Além disso, será possível instalar botões com GIFs animados, stickers e desenhos para serem inseridos nas mensagens.

Os mapas ganharão uma maior interatividade com os outros aplicativos, que poderão repassar informações sem serem abertos.

Agora, com a atualização do iOS 10, as atualizações serão notificadas. Os aplicativos nativos também poderão ser removidos nesta versão.

Bom, estas são algumas das novidades do iOS 10. Outras tantas estão inclusas! Aproveite e faça a atualização!