De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, 43% dos brasileiros não possuem um smartphone. O levantamento é bastante importante para avaliar a inclusão digital no Brasil.


Alguns brasileiros deixam de comprar smartphones devido ao alto valor. Outros dizem que nao necessitam de tantas funcionalidades. 

O número parece alto, porém, está em queda. A pesquisa revelou que 57% dos brasileiros possui ao menos um aparelho do tipo. Em 2015, menos da metade (49%) utilizava celulares com sistemas operacionais inteligentes e que possibilitavam acesso à internet.

Entre os entrevistados que possuem um telefone celular, seja um smartphone ou mesmo um feature phone, o resultado chegou a 94%, o que mostra um aumento de 18% nos últimos seis meses.

A pesquisa mostrou ainda que a razão para que muitas pessoas não possuam ainda um smartphone é referente aos altos preços cobrados pelos aparelhos. Além disso, alguns entrevistados disseram que não fazem questão dos recursos presentes nos smartphones.

"A posse (de smartphone) é muito mais alta nas classes mais altas", diz Danielle Rossi, gerente de contas da Kantar e responsável pela pesquisa. "Em contrapartida, vemos uma redução nos números de linhas fixas. Mesmo na classe D e E perdemos dez pontos percentuais em linha fixa desde 2009".

A pesquisa da Kantar se baseia em dados de 27 mil pessoas que representam um universo de 140 milhões de brasileiros.

"Os usuários novos buscam preço e facilidade de uso. Esses entrantes são em sua maioria os mais idosos, junto com a classe financeira mais baixa", ressaltou Rossi. "Isso é algo que a própria indústria podia trabalhar melhor. Ou seja, não só aplicativos para essa população, mas handsets".