Cientistas da Agência Espacial Americana estão finalizando o projeto de uma nave que será utilizada para se encontrar com o asteroide Bennu, em 2018. Ela tem como objetivo coletar pistas sobre a origem da vida.


Cientistas pretendem recolher materias de asteroide para tentar decifrar origem da vida.

"Estamos a poucos dias de encapsular a carenagem do foguete (parte que ajuda a diminuir a resistência frontal), levar a nave até veículo Atlas V e começar a jornada de ida e volta até Bennu", disse o principal pesquisador da missão, Dante Lauretta, no Centro Espacial Kennedy.


Sonda enviada pela Nasa deverá retomar em 2023. Coleta de materias deverá ser feita com auxílio de um braço mecânico. 

A missão, que custou 1 bilhão de dólares, está sendo chamada de Osiris-Rex, e deverá ser lançada em 8 de setembro, da estação da Força Aérea dos Estados unidos em Cabo Canaveral, na Flórida.

A nave espacial robótica é movida por energia solar e foi construída pela Lockheed Martin. Ela deverá se encontrar com o asteroide 1999 RQ36, que foi apelidado de Bennu, daqui a dois anos. Após isso, um braço robótico irá coletar amostrar do loca. Em 2023, ela deverá retomar.

Os cientistas pretendem estudar os materiais e produtos químicos presentes no asteroide. Os estudiosos acreditam que os asteroides semelhantes que colidiram com a Terra forneceram a matéria orgânica e a água necessária para a formação da vida.

"Esperamos encontrar materiais que datam de antes de nosso sistema solar", disse Lauretta.