O Pokémon Go é uma febre no mundo todo, sendo que não é difícil encontrar jogadores nas ruas caçando os monstrinhos virtuais. Porém, juntamente com o sucesso, vários problemas já surgiram, como roubos de aparelhos, acidentes de carros, entre outros. Agora, um novo problema também surgiu, porém, virtual.

De acordo com uma publicação da empresa de segurança virtual PSafe, o seu aplicativo de antivírus para dispositivos móveis para Android já detectou mais de 300 tipos de ameaças espalhadas pelas lojas de aplicativos. O PSafe também já conseguiu bloquear mais de 120 mil ataques relacionados ao game.

Entre os principais ataques bloqueados estão os malwares que oferecem mais PokéBalls e PokéCoins. Levando em consideração que muitos jogadores querem ter alguma vantagem sobre o jogo, pessoas mal intencionadas estão aproveitando a oportunidade.

A PSafe, em sua publicação, disse ainda que foi encontrado um vírus de maior gravidade, que pode até bloquear o smartphone por completo. O nome dele é "Pokémon.ScreenLocker". Ele bloqueia a tela e o usuário não consegue realizar qualquer ação, nem mesmo desligar o aparelho. O único modo para obter as funções é pagar o "resgate" solicitado ao hacker.

Emílio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe, disse que os usuários do game precisam ficar atentos ás permissões que certos aplicativos solicitam. Permissões como: "envio de SMS", "notificar app toda vez que o sistema inicializar", "permitir a criação de janelas do app em todos os outros aplicativos do usuário", "acesso às redes do usuário", "criar e apagar sistemas de armazenamento do conteúdo" costuma ser as mais suspeitas.