Com a chegada do WhatsApp e do Netflix, muitas empresas ficaram incomodadas com os serviços. As provedoras de TV por assinatura, bem como as operadoras de telefonia, acreditam em uma concorrência desleal com esses serviços. As empresas alegam que eles não pagam os mesmos impostos e recebem a mesma regulamentação do governo.


Por enquanto, WhatsApp e Netflix estão livres de qualquer tipo de cobrança.

No entanto, apesar de toda essa briga, no que depender do atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, tanto o Netflix quanto o WhatsApp estão livres de qualquer tipo de cobrança. O assunto foi comentado na última quinta-feira (18), em São Paulo.

"Nós estamos à frente do ministério para defender o usuário. Se o usuário hoje tem acesso a um serviço que é gratuito, você não pode criar - já que não existe necessidade - ônus para o usuário", disse Kassab.

O assunto foi comentado na última quinta-feira (18), em São Paulo. A declaração foi feita durante a inauguração do novo anel óptico que unifica os dos principais pontos de tráfego na capital paulista.

Na ocasião, Kassab disse ainda que é necessário entender a situação financeira das operadoras, para que "possam continuar prestando um bom serviço".

Por fim, o ministro disse que, por enquanto, tanto o Netflix quanto o WhatsApp devem continuar do modo e que estão, ou seja, sendo prestados de forma gratuita no Brasil.