O Pokémon Go é sucesso em vários países do globo. Porém, ao que tudo indica, nem todos os países receberam bem a novidade. O Irã se tornou o primeiro país a banir o jogo, tudo isso em preocupação com "questões de segurança" ligadas à tecnologia de realidade virtual e geolocalização. Conforme a agência de notícias oficial Isna, o serviço de inteligência do país aprovou a medida da Justiça de proibir o aplicativo.

"Qualquer jogo que quiser operar nacionalmente no Irã precisa obter permissão do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica e o Pokémon Go ainda não pediu esta aprovação", afirmou à IsnaAbolhasan Firouzabadi, chefe do Conselho Superior de Espaços Virtuais. Firouzabadi, na semana passada, já havia dito que a tecnologia do aplicativo provoca um "dilema de segurança".

No mês passado, antes mesmo do lançamento do jogo, oficiais do governo do Irã haviam comentado que poderiam permitir que o aplicativo funcionasse no país sob algumas condições. Os servidores de dados deveriam ser transferidos para dentro do Irã e algumas localidades seriam excluídas do game. No entanto, mesmo com as declarações, o Pokémon Go foi lançado no país, e se tornou um fenômeno.

No Irã, a proibição de sites e aplicativos é bastante comum. Com isso, muitos cidadãos acabam se tornando especialistas em driblar os filtros do governo através de softwares. Mesmo com acesso restrito, milhares de iranianos fazem parte do Facebook e Twitter. O problema é que programas para burlar a proibição costumam diminuir a velocidade da internet, deste modo, talvez não seja possível acessar o Pokémon Go com tais mecanismos.