Pesquisadores estão sempre em busca de asteroides potencialmente perigosos ao nosso planeta. O 101955 Bennu foi descoberto em 1999 e possui aproximadamente 500 metros de diâmetro, e sua órbita coincide com a do planeta Terra a cada seis anos. Assim sendo, isso significa que o risco de se chocar com a Terra é realmente grande.


Asteroide potencialmente perigoso ao nosso planeta será  melhor estudado pela Nasa.

"A aproximação [do asteroide com a terra] no ano 2135 ajustará a órbita de Bennu, potencialmente colocando-o em curso de colisão com a terra naquele século", diz Dante Lauretta, professor de Ciência Planetária na Universidade de Arizona.

A Nasa, para se preparar melhor para esse momento, irá enviar uma nave para coletar amostra do asteroide.

"[A missão] é a chave para a nossa busca por produtos orgânicos no Bennu", disse Lauretta, de acordo com um comunicado da Nasa. Mas a missão é mais do que evitar Armageddon. De acordo com Lauretta, a missão Osiris poderia ajudar a humanidade a compreender melhor suas próprias origens.

"Acreditamos Bennu é uma cápsula do tempo desde os primórdios de nosso sistema solar", disse Lauretta ao canal ABC News. "Assim, a amostra pode potencialmente conter respostas para uma das perguntas fundamentais que os seres humanos fazem: de onde viemos, qual a nossa origem?".

Para quem já está preocupado com uma possível colisão, pode ficar mais tranquilo. O risco existe, claro, mas não é uma certeza que irá realmente acontecer. Há uma chance em 2.700 de acontecer uma colisão, além disso, caso ocorra, deverá ser entre 2175 e 2196.

Até lá, claro, a Nasa terá um bom tempo para avaliar a real situação do asteroide e quem sabe, elaborar algum modo de evitar uma possível colisão.