Cientistas de uma universidade belga desenvolveram um meio de transformar urina em água. Através de uma máquina, que foi desenvolvida pelo grupo, foi possível retirar praticamente todas as impurezas presentes na urina, como também os outros nutrientes comuns do líquido. Com isso, a urina pode ser transformada em água.


Nada de desperdício! Urina já pode ser transformada em água.

De acordo com o artigo publicado pela Universidade de Ghent, o equipamento consiste em um tanque de coleta de urina, que através de uma caldeira movida a energia solar, usa um processo de destilação de membrana para poder retirada de até 95% da amônia presente no líquido. Conforme o resultado, ao menos 75% da água da nossa urina pode ser recuperada através desse meio.

A tecnologia empregada não desperdiça os outros nutrientes que são filtrados pelo sistema, como nitrogênio e potássio. Assim, tais materiais podem ser usados na fabricação de fertilizantes.

Testes satisfatórios

Ao que tudo indica, a tecnologia empregada está tendo bons resultados. A equipe já teria colocado o aparelho para funcionar durante um festival de música e teatro em Ghent, na Bélgica, e os resultados foram muito bons. Nos dez dias de evento, a máquina conseguiu recuperar 1 mil litros de água a partir da urina coletada do público presente na festa.


Que tal encarar uma cerveja produzida a partir da urina?

Para quem ficou imaginando o que será feito com essa água, acredite se quiser, ela será utilizada na fabricação de cerveja.

Os estudos não devem parar por aí, os cientistas deverão criar ainda versões maiores da máquina para serem instalados em locais de grande circulação, como aeroportos, bem como em comunidades rurais, onde a água potável não costuma ser muito encontrada.