A NASA convocou uma conferência a fim de mostrar as últimas informações que estão sendo recolhida pelo robô espacial Curiosity, que ainda continua a explorar o planeta vermelho. Informações essas indicam que as existências de água na superfície de Marte ajudaram a moldar a paisagem do planeta.

Tais informações também indicam que o "Monte Sharp", que está atualmente sendo explorado pela sonda-robô em questão, foi moldado por sedimentos ali depositados num grande lago ao longo de milhões de anos.

Para o cientista responsável pelo projeto no Jet Propulsion Laboratory, Ashwin Vasavada, informa que se as pesquisas se confirmarem, coloca em cheque a ideia de que as condições de calor e umidade foram temporárias no planeta ou que aconteceram apenas abaixo da superfície. Outra informação que ainda espera por uma confirmação, é a de que a atmosfera do planeta vermelho permitiu a elevação das temperaturas de forma global.


Monte Sharp - Marte

Contudo, a exploração do monte em questão, poderá responder a todas as questões pendentes. Vale salientar que até então, a Curiosity está a explorar a zona mais baixa de camadas sedimentares, onde a sonda-robô conseguiu identificar deltas semelhantes aos existentes na Terra, além de outras configurações que remetem a existência de água na superfície de Marte.


Monte Sharp - Marte

Agora esperasse que à medida que a sonda-robô suba o monte, outras experiências possam apresentar padrões da forma como a atmosfera, água e sedimentos, por exemplo, afetaram a superfície e se havia condições para o aparecimento de vida microbiológica.