Nesta quinta-feira (26), a Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou que na primeira amostra  de solo recolhida pela sonda Curiosity foi possível encontrar uma quantidade significativa de água.

"Um dos mais emocionantes resultados da primeira amostra ingerida pela Curiosity é a alta porcentagem de água no solo", diz Laurie Leshin, do Instituto Rensselaer (EUA) e líder do estudo apresentado hoje. "Cerca de 2% do solo na superfície de Marte é feito de água, o que é um grande recurso, e cientificamente interessante", diz ainda a cientista. 

Na análise feita no laboratório ambulante ainda foi possível encontrar dióxido de carbono, oxigênio e compostos sulfúricos.

O chamado SAM (sigla em inglês para "análise de amostra de Marte"), um dos instrumentos do robô, inclui um cromatógrafo, um espectrômetro de massa e um espectrômetro a laser. Com isso, a sonda tem a capacidade de identificar diversos compostos químicos e também determinar a proporção de isótopos, ou seja, de átomos de um mesmo elemento químico que diferem na quantidade de nêutrons.

"Esta é a primeira amostra que analisamos com os instrumentos da Curiosity. É a primeiríssima pá de algo que alimentou o equipamento analítico. Apesar de ser apenas o início da história, nós aprendemos algo substancial", diz Laurie.

Para determinar os resultados, após a coleta de amostras de solo de Marte, os pesquisadores inseriram pequenas porções de amostra no instrumento SAM, que aqueceu a terra a 835º. Com isso, o equipamento conseguiu reconhecer os diversos componentes. A análise indicou a presença de carbonatos, que se formam na presença de água.

"Marte tem um tipo de camada global, uma camada de solo da superfície que tem sido misturada e distribuída por frequentes tempestades de areia. Então, uma pá desse material é basicamente uma coleção microscópica de rochas marcianas", diz Laurie. "Se você misturar muitos grãos dele juntos, você provavelmente terá uma imagem precisa da crosta típica marciana. Ao aprender sobre isso em um lugar, você estará entendendo sobre o planeta inteiro."

 "Nós agora sabemos que deve haver água abundante e de fácil acesso em Marte", diz Laurie. "Quando mandarmos gente, eles podem retirar um pouco do solo em qualquer lugar da superfície, aquecê-lo um pouco e obter água."