Olá pessoal, tudo bem? Estamos aqui na terceira parte do tutorial sobre NetBeans, vamos ver como realizar uma desinstalação por completo, caso em uma instalação algo deu errado ou se você realmente quer remover ele do seu computador sem deixar o minimo de rastro, você vai ver tudo isto aqui.

Desinstalando o NetBeans

Siga as instruções nesta seção para desinstalar o IDE em seu sistema. Estas instruções de desinstalação se aplicam a todas as plataformas suportadas. Para a lista de plataformas suportadas, consulte a parte 2 deste tutorial aqui.

Microsoft Windows

Se necessário, você pode desinstalar o NetBeans IDE, o GlassFish Server Open Source Edition 4.1.1 e Apache Tomcat usando os seguintes procedimentos.

Para desinstalar o IDE:

No painel de controle, selecione Adicionar ou remover programas, em seguida, selecione NetBeans IDE 8.1 e clique em remover.

Para desinstalar o GlassFish e o Tomcat, juntamente com o IDE, certifique-se que as versões corretas estão listadas e verifique nas seleções apropriadas. Verifique a opção de diretório do usuário NetBeans se você quiser removê-lo juntamente com o IDE e clique em desinstalar.

Na tela de Resumo, clique em desinstalar. Após a desinstalação ser concluída, clique em concluir.

Linux

Se necessário, você pode desinstalar o NetBeans IDE, o GlassFish Server Open Source Edition 4.1.1 e Apache Tomcat usando os seguintes procedimentos.

Para desinstalar o IDE:

No diretório de instalação do IDE, execute o arquivo uninstall.sh.

$ [sudo] chmod + x uninstall.sh

$ ./ uninstall.sh

Para desinstalar o GlassFish e o Tomcat, juntamente com o IDE, a página de resumo certifique-se que as versões corretas estão listadas e verifique as combos de seleção apropriadas. Na tela de resumo, clique em desinstalar e depois que a desinstalação for concluída, clique em concluir.

OS X

Arraste as pastas de programa ou arquivos para a lixeira. Confira se o local padrão para o IDE e o aplicativo servidor é /aplicações/NetBeans /.

Atualização e instalação suporte a múltiplos Netbeans

Várias instalações do NetBeans IDE 5. x, 6. x e 7. x podem coexistir com o NetBeans IDE 8.1 no mesmo sistema. Você não precisa desinstalar as versões anteriores para instalar ou executar o NetBeans IDE 8.1.

Se você tem uma instalação existente do NetBeans IDE, você pode escolher se deseja ou não importar as configurações de usuário do diretório de usuário existentes quando você executar o NetBeans IDE 8.1 pela primeira vez.

Eliminando o Instalador e seus dados

O instalador armazena dados sobre as sessões de instalação no diretório de trabalho do instalador. Exemplos desses dados, são a lista de componentes instalados no seu sistema, as mensagens de log de instalação e dados de registro.

O local padrão para o diretório de trabalho do instalador é %USERPROFILE%.nbi no Windows e ~/.nbi em outras plataformas. O subdiretório de registro contém os arquivos de log de instalação.

Limpeza após instalações incompletas

Após instalações incompletas ou sem êxito, talvez seja necessário limpar o seu sistema de instalações anteriores. Apelas lembrando que estes passos são para usuários avançados ou alguém que saiba o que está fazendo, porque dependendo do que você fizer dentro do regedit, não tem mais volta.

Para Microsoft Windows e Linux:

Exclua o diretório de trabalho do instalador. Exclua os diretórios de instalação do IDE e o servidor de aplicativo GlassFish.

Na plataforma Windows, exclua todas as entradas de registro nbi * das seguintes chaves do registro: HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionUninstall HKEY_CURRENT_USERSOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionUninstall

Obs: Para acessar o registro do windows, segure 

+R e solte em seguida, aparecerá a tela do executar, onde você pode colocar os comandos ou invocar programas do windows por ali.

Você irá digitar o comando regedit, e ali você pode excluir estas chaves que estão descritas acima. Grande abraço.