Os preços dos produtos eletrônicos tiveram queda de até 10% nos últimos 40 dias, com a volta da Lei do Bem. O preço dos smartphones foi o que mais foi percebido, com redução de 8%. Os preços dos notebooks caíram 7% e dos tablets 6%.

A média da queda dos preços dos smartphones foi de 8%, porém, alguns modelos registraram diminuição de até 20% do seu valor. Alguns modelos de computadores também registram declínio de até 37% do seu valor.


Vários fatores implicaram na alta dos produtos eletrônicos, como a alta do dólar , juros e também a inflação. Agora, com a volta da Lei do bem, valores deverão ter uma queda. A estimativa é que preços diminuam ao longo do mês.

De acordo com Thiago Flores, diretor do Zoom, portal de comparação de preços, fatores como a alta do dólar, aumento dos juros e inflação também tiveram impacto no preço dos eletrônicos, porém, a isenção dos impostos beneficia o consumidor.

"Embora outros fatores também tenham impacto no preço dos eletrônicos, como alta do dólar, aumento dos juros e inflação, a volta da isenção fiscal já dá mais fôlego para o varejo trabalhar com valores mais competitivos e o maior beneficiado é o consumidor", afirmou Flores.  "A tendência é que os valores caiam ainda ao longo mês", disse ainda.

A Lei do Bem prevê a isenção dos impostos PIS e Cofins para os artigos eletrônicos de empresas associadas à Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).