Pesquisadores desenvolvem microchip com 1.000 processadores

O que mais chama a atenção é que cada processador é capaz de rodar de forma independente e desliga sozinho quando deixa de ser usado.

Por Tecnologia Pular para comentários
Pesquisadores desenvolvem microchip com 1.000 processadores

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis desenvolveram um microchip com 1.000 processadores, cada um deles possui a capacidade de rodar de forma independente.

Chamado de KiloCore, de acordo com o The Next Web, ele é capaz de processar 1,78 trilhão de instruções por segundo.

O KiloCore é capaz de lidar
O KiloCore é capaz de lidar com qualquer atividade que exija tarefas simultâneas. Ele pode ser energizado com apenas uma pilha. 

A IBM desenvolveu o microchip utilizando um processador CMOS de 32 nanômetros, que é mais antigo que os chips modernos. De acordo com os pesquisadores, ele é capaz de executar instruções de forma mais de 100 vezes melhor do que os que equipam os laptops atuais.

O que mais chama a atenção é que cada processador é capaz de rodar de forma independente e desliga sozinho quando deixa de ser usado. Além disso, o KiloCore pode ser energizado por uma única pilha.

Este é o primeiro chip de 1.000 núcleos.
Este é o primeiro chip de 1.000 núcleos. O KiloCore foi fabricado em parceria com a IBM.

"Para o melhor do nosso conhecimento, esse é o primeiro chip de 1000 núcleos do mundo e é o processador com o clock mais alto já projetado em uma universidade", disse Bevan Baas, professor de elétrica e engenharia da computação.

O KiloCore foi fabricado em parceria com a IBM, baseado em um processo relativamente antigo, com 32 nanômetros de litografia. Mesmo assim, é pouco provável que ele comece a ser produzido em grande escala nos próximos meses.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Tecnologia